Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

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22/08/2015 12:00

8 atitudes que sabotam o seu treino

Minha Vida

Você realiza exercícios pelo menos três vezes na semana, mas não está percebendo mudanças significativas? Ou pior, está sentindo dores em determinada região? Saiba que algumas atitudes suas durante os treinos podem te impedir de alcançar todos os benefícios das atividades aeróbicas e da musculação.

Afinal, não basta apenas malhar. É essencial que a pessoa se exercite corretamente. A seguir, listamos 8 principais atitudes que podem sabotar o seu treino:

Manter o mesmo treino

Fazer o mesmo treino durante muitos meses pode reduzir os efeitos positivos dos exercícios no corpo. Isto porque para ter resultados ao realizar um treino é preciso provocar um estresse no organismo. "Quando você começa a treinar, provoca esse estresse, mas se fica muito tempo no mesmo treinamento, seu corpo se adapta e não tem mais o resultado de antes", explica a educadora física Fernanda Andrade, especialista Minha Vida. O problema é tão grave que a pessoa pode até mesmo regredir no seu desempenho físico. Portanto, a orientação é que o treino dure entre um e dois meses.

Pular exercícios

Você deve estar pensando: "Puxa, mas eu só pulo aquele exercício que eu não gosto muito, que mal tem isso?". Essa pequena atitude pode sim ter muitos problemas e prejudicar os bons resultados do seu treino. "Isto porque os exercícios são prescritos em cima de grupos musculares e o exercício que você pulou pode ser justamente o único para um grupo muscular", conta o personal trainer Givanildo Matias, especialista Minha Vida.

Portanto, além de correr o risco de não exercitar um determinado grupo muscular, a pessoa pode desenvolver desvios posturais, sentir dores e ter até mesmo uma diferença estética, com algumas parte do corpo mais musculosas que outras. "O aluno tem que entender que ele não vai amar alguns exercícios, mas terá que realizá-los", diz Matias.

Claro que estes problemas podem ocorrer quando a pessoa deixa de fazer determinado exercício constantemente. Se em algumas situações, o aluno precisar terminar a série de exercícios mais rapidamente, converse com o professor da sua academia sobre qual exercício pode ser pulado.

Não fazer o aeróbico

Deixar de fazer os exercícios aeróbicos prejudica a perda de gordura corporal. Assim, se a pessoa realiza apenas a musculação, ela pode ter um aumento da massa muscular, mas não conseguirá a definição. Essas atividades também estimulam o sistema cardiorrespiratório, fazendo com que ele trabalhe com mais eficiência.

Não realizar todas as repetições

Realizar todas as séries e repetições é muito importante para que a pessoa conquiste seu objetivo na academia. Isto porque cada treino é pensado de acordo com o objetivo da pessoa. Se ela fizer repetições ou séries diferentes pode acabar causando outras alterações em seu corpo que não desejava. Por exemplo, se a pessoa busca a hipertrofia, ela precisa todas as séries e repetições, caso contrário pode estar fazendo um treino de força ou de definição, sem perceber.

Realizar o movimento de forma errada

O principal problema de praticar o exercício de forma errada é que serão solicitadas outras musculaturas que não estavam previstas na realização daquela atividade. Isto favorece dores e problemas no local. "Além disso, pensando em resultados de força e hipertrofia, a questão da amplitude do movimento é muito importante e se você fizer o exercício pela metade, o benefício também será pela metade", diz Matias. Caso esteja muito difícil realizar todo o movimento, é melhor reduzir o peso do que fazer o movimento de forma errada.

Não respeitar o tempo entre as repetições

Entre uma repetição e outra, o professor de educação física ou personal trainer pedirá para que você espere um determinado tempo e é essencial respeitá-lo. "Essa pausa é necessária para te dar energia para a próxima repetição e também contribui para a remoção do ácido lático do organismo, que gera dor local durante a atividade física", explica Matias.

Além disso, o tempo dado entre cada repetição varia de acordo com o objetivo de cada um. Treinos que focam na perda de peso tem um intervalo menor para manter a frequência cardíaca alta, já os de hipertrofia contam com um intervalo maior, pois a pessoa carrega uma carga muito pesada. "Assim, o intervalo também é importante para que a pessoa consiga evoluir no treinamento", conclui Andrade.

Não exercitar um grupo específico

Existem pessoas que não gostam de malhar toda uma região do corpo, como braços ou pernas. Isto causa um problema estético, pois o indivíduo pode ficar com as costas e braços grandes e pernas fininhas ou com pernas e glúteos malhadas, mas braços flácidos. "Também podem ocorrer desvios posturais e essa pessoa pode ter problemas semelhantes ao dos sedentários nas regiões que não exercita", alerta Andrade.

Falta de planejamento

Muitos dos problemas mencionados acima ocorrem por falta de tempo do aluno para treinar. Por isso, é essencial se planejar para ir à academia. "Acorde em um horário que permita chegar na academia a tempo, deixe um lanche preparado e se for treinar a noite, evite passar em casa, pois as chances de acabar no sofá são altas", diz Matias.

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