Cassilândia, Sábado, 26 de Maio de 2018

Últimas Notícias

01/07/2015 11:54

8 alimentos que ajudam a manter imunidade no inverno

Portal Segs

A chegada do inverno aumenta as chances de contrair doenças respiratórias. A combinação de ar seco e frio e a variação de temperatura é responsável por baixar a imunidade do corpo. Por isso a saúde precisam de atenção redobrada durante a estação para reforçar a imunidade contra o ataque de vírus e bactérias, que causam resfriados, faringites, gripes e pneumonias. Estas doenças são mais comuns no inverno, pois as pessoas costumam permanecer mais tempo em locais fechados e sem ventilação.

A nutricionista Paula Vasconcelos, explica que uma alimentação balanceadas auxiliará na manutenção da imunidade alta. As refeições devem conter legumes, verduras e frutas, sobretudo aquelas ricas em vitamina C. A ingestão de líquidos ajuda na hidratação e evita que as vias aéreas fiquem ressecadas e forme feridas, que são portas de entrada para doe nças. A ssociado a isto, alimentos funcionais também podem reforçar a proteção do organismo por reunir muitos destes componentes importantes para manutenção da imunidade.

A nutricionista preparou uma lista de alimentos que ajudam a manter a imunidade alta.

• Oleoginosas: Castanha do Pará, pistache e amêndoa são alimentos ricos em selênio, substância anti-oxidante, e em gordura mono e poli-insaturada, que diminui o colesterol ruim (LDL) e eleva o colesterol bom (HDL). Além disto, evita hipoglicemia.

• Alho: Possui ação anti-inflamatória e anti-infecciosa devido à substância ativa alicina. De preferência o alho deve ser consumido esmagado ou cru. Ainda há a opção do óleo de alho em cápsulas.

• Chá verde - Pessoas que bebem chá verde têm imunidade fortalecida. Isto ocorre porque o chá contém uma propriedade que impede que vírus e bactérias de se instalarem nas paredes celulares. Esta propriedade ainda protege o organismo contra outros problemas como disenteria, indigestão, diarréia, entre outros.

• Peixe - Alimento rico em ômega 3, ácido graxo encontrado em peixes como atum, sardinha e salmão e que é um grande aliado do sistema imune, além de prevenir doenças cardíacas e alguns tipos de câncer. Muitas pessoas não gostam de peixe, mas ômega 3 pode ser encontrado em alimentos funcionais, como Óleo de Peixe.

• Cogumelo Shitake - Este cogumelo aumenta a produção dos glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo, melhorando assim a imunidade do corpo.

• Frutas cítricas: Limão, laranja, kiwi, tangerina, acerola, entre outros, são ricos em vitamina C. Com propriedades anti-inflamatórias, as frutas cítricas aumentam a produção de células de defesa, promovendo maior resistência ao organismo.

• Gengibre: Com propriedades anti-inflamatórias e anti-oxidantes, devido ao princípio ativo gengirol, melhorando o sistema imunológico.

• Batata yacon: Rica em fibras, estimula a flora bacteriana intestinal, o que aumenta a imunidade do organismo. Também conhecida com insulina natura, a bataca yacon reduz os níveis de glicose no sangue.

Além de ingerir alimentos que fortalecem a imunidade e evitar hábitos que podem facilitar o trabalho de vírus e bactérias, é importante também evitar alimentos e rotinas que podem baixar a imunidade:

• Exercícios são ótimos para o organismo, mas a prática com alta intensidade e de alta duração podem fragilizar o sistema imunológico

• Consumo regular de açúcar, sobretudo o refinado, prejudica o sistema imunológico, pois enfraquece a capacidade das células brancas, responsáveis por destruir as bactérias.
• Excesso de peso aumenta o risco de infecções

• A ingestão de gordura faz com que a atividade das células protetoras seja reduzida, comprometendo o sistema imunológico.

• Baixo peso deixa o organismo fraco e vulnerável

• Estresse enfraquece as defesas do organismo, facilitando as infecções

• Dormir bem é essencial para manter a saúde. A falta de sono e noites mal dormidas aumentam o nível de estresse, reduzindo a imunidade natural do organismo

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 26 de Maio de 2018
Sexta, 25 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Quinta, 24 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)