Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

71 candidatos foram eliminados no Enem; 2 por uso de ponto eletrônico

Correio do Estado - 05 de novembro de 2018 - 09:20

A presidente do Inep, Maria Inês Fini, afirmou neste domingo (4) que o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 registrou o menor índice de estudantes ausentes dos últimos anos. Dos 5,5 milhões de inscritos na edição deste ano do Enem, apenas 24,9% não compareceram para fazer o exame, informou a dirigente do instituto (4.139.319 realizaram as provas neste domingo).

Maria Inês e o ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, concederam uma entrevista coletiva na noite deste domingo, em Brasília, para prestar esclarecimentos sobre o primeiro dia de provas do exame. A avaliação do governo é de que a primeira etapa do Enem foi tranquila, apesar de problemas pontuais com falta de energia elétrica em alguns locais de provas.

Segundo o ministro da Educação, 71 candidatos foram eliminados do Enem neste domingo. Dois casos foram de ponto eletrônico em Minas Gerais.

"Média [geral de casos] era de 150 aproximadamente", ponderou o ministro da Educação.

Em dois locais a prova chegou a ser interrompida por falta de energia elétrica em Franca (SP) e em Porto Nacional (TO).

Neste domingo, os candidatos tiveram 5 horas e 30 minutos para responder a 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e escrever uma redação. O tema da redação foi "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet".

O primeiro dia exigiu dos estudantes diversos conceitos de filosofia – de Epicuro, na Grécia Antiga, até Guy Debord, na modernidade. Em linguagens, os destaques foram para um trecho da obra "1984", de George Orwell, os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e o "protesto feminista" protagonizado por candidatas do Miss Peru 2018.

Na saída da prova, a repercussão foi imediata nas redes sociais, com o uso da hashtag #AprendinoEnem, que voltou a aparecer no Twitter. Os internautas brincaram sobre os temas que apareceram nas questões e na redação.

Desde a madrugada, os memes e postagens divertidas circulavampela internet, ajudando os candidatos a relaxar. Até esta manhã, no entanto, ao menos 11% dos inscritos ainda não haviam acessado o local de provas.

Neste ano, o primeiro dia de provas coincidiu com o primeiro dia do horário de verão. Contra imprevistos e confusões, muitos candidatos saíram de casa mais cedo para ir até o local de provas. A precaução dos estudantes frustrou as expectativas dos internautas por imagens dos "atrasados do Enem".

SIGA-NOS NO Google News