Cassilândia, Domingo, 18 de Novembro de 2018

Últimas Notícias

05/11/2018 09:20

71 candidatos foram eliminados no Enem; 2 por uso de ponto eletrônico

Correio do Estado

 

A presidente do Inep, Maria Inês Fini, afirmou neste domingo (4) que o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 registrou o menor índice de estudantes ausentes dos últimos anos. Dos 5,5 milhões de inscritos na edição deste ano do Enem, apenas 24,9% não compareceram para fazer o exame, informou a dirigente do instituto (4.139.319 realizaram as provas neste domingo).

Maria Inês e o ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, concederam uma entrevista coletiva na noite deste domingo, em Brasília, para prestar esclarecimentos sobre o primeiro dia de provas do exame. A avaliação do governo é de que a primeira etapa do Enem foi tranquila, apesar de problemas pontuais com falta de energia elétrica em alguns locais de provas.

Segundo o ministro da Educação, 71 candidatos foram eliminados do Enem neste domingo. Dois casos foram de ponto eletrônico em Minas Gerais.

"Média [geral de casos] era de 150 aproximadamente", ponderou o ministro da Educação.

Em dois locais a prova chegou a ser interrompida por falta de energia elétrica em Franca (SP) e em Porto Nacional (TO).

Neste domingo, os candidatos tiveram 5 horas e 30 minutos para responder a 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e escrever uma redação. O tema da redação foi "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet".

O primeiro dia exigiu dos estudantes diversos conceitos de filosofia – de Epicuro, na Grécia Antiga, até Guy Debord, na modernidade. Em linguagens, os destaques foram para um trecho da obra "1984", de George Orwell, os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e o "protesto feminista" protagonizado por candidatas do Miss Peru 2018.

Na saída da prova, a repercussão foi imediata nas redes sociais, com o uso da hashtag #AprendinoEnem, que voltou a aparecer no Twitter. Os internautas brincaram sobre os temas que apareceram nas questões e na redação.

Desde a madrugada, os memes e postagens divertidas circulavampela internet, ajudando os candidatos a relaxar. Até esta manhã, no entanto, ao menos 11% dos inscritos ainda não haviam acessado o local de provas.

Neste ano, o primeiro dia de provas coincidiu com o primeiro dia do horário de verão. Contra imprevistos e confusões, muitos candidatos saíram de casa mais cedo para ir até o local de provas. A precaução dos estudantes frustrou as expectativas dos internautas por imagens dos "atrasados do Enem".

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 18 de Novembro de 2018
09:05
Cassilândia
Sábado, 17 de Novembro de 2018
09:00
Santo do dia
06:25
Cassilândia/Paranaiba
Sexta, 16 de Novembro de 2018
22:20
Cassilândia
Quinta, 15 de Novembro de 2018
09:00
Santo do dia
Quarta, 14 de Novembro de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)