Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

7 dicas para diminuir o inchaço corporal

Gazeta Esportiva - 11 de agosto de 2017 - 11:00

Exagerou no final de semana? Veja algumas dicas para eliminar o inchaço após exagero alimentar:

1. Água: Aumente sua ingestão de líquidos ao longo do dia, por mais que pareça contraditório, quanto mais água você tomar, maior será sua excreção do excesso de água retida no seu organismo.

2. Sal: Evite consumir sal ao longo do dia ou na refeição posterior a refeição exagerada. Isso inclui os alimentos ricos em sódio também, como por exemplo, biscoitos, bebidas gasosas, refrigerantes, embutidos e alimentos em conserva. E o principal, dê preferência aos alimentos in natura, evite ao máximo os alimentos processados e industrializados.

3. Bebida alcoólica: Se você deseja eliminar o excesso de líquido acumulado, a bebida alcoólica é um grande vilão. Além de aumentar os níveis de cortisol (hormônio do stress) no seu organismo, o mesmo irá provocar uma baita retenção de líquido no seu organismo.

4. Chás: Se você tem dificuldade de ingerir a quantidade correta de água no seu dia a dia (8 – 10 copos de água por dia), invista em chás. Neste período é legal a introdução de chás diuréticos como, chá verde, cavalinha, hibisco, chá de gengibre etc.

5. Legumes e verduras: Eles amenizam o inchaço do corpo, devido ao seu efeito diurético causado pela grande quantidade de água presente nesses alimentos. Aposte nas verduras que combatem o inchaço como a rúcula, almeirão e agrião, que são consideradas diuréticas.

6. Carnes brancas: Para eliminar o inchaço na região abdominal, evite a carne vermelha nesse período. Invista em peixes grelhados ou assados que também iram lhe ajudar na digestão.

7. Fibras: O consumo de fibras quando combinado a quantidade correta de líquidos, ira favorecer o bom funcionamento intestinal, combatendo o inchaço corporal.

Mas cuidado, é preciso se atentar ao consumo de água quando aumentamos os alimentos ricos em fibras.

Em alguns casos, a retenção de líquidos é difícil de controlar. Neste caso se faz necessário um acompanhamento de perto e uma dieta personalizada para lhe auxiliar em resultados mais concretos.

Rafaela Schmidt Nutricionista
CRN3/4944
Especialista em Nutrição Esportiva – EEFE/USP
Coaching Nutricional
Especialista em Transtornos Alimentares – Ipq/USP

SIGA-NOS NO Google News