Cassilândia, Sexta-feira, 04 de Dezembro de 2020

Últimas Notícias

27/10/2020 11:00

6 coisas que você precisa saber sobre esteatose hepática não alcoólica

Fonte: Hospital Albert Einstein

Redação
6 coisas que você precisa saber sobre esteatose hepática não alcoólica

1- O que é esteatose?

Esteatose é o termo usado para representar o acúmulo anormal de gordura em um órgão ou tecido. A esteatose hepática é definida pelo acúmulo de gordura em mais de 5% dos hepatócitos, principais células do fígado.

2- Quais são as causas da esteatose hepática?

A esteatose hepática não alcoólica é a causa mais comum e está relacionada a distúrbios do metabolismo, onde há resistência insulínica e excesso de circulação de gorduras no sangue com consequente excesso de oferta de gordura para o fígado. Estes distúrbios do metabolismo incluem o diabetes, pré-diabetes, hipotireoidismo, hipertensão, sobrepeso e obesidade, elevação de triglicérides e colesterol, condições de alta prevalência na população.

A esteatose hepática secundária ao uso excessivo de álcool também é muito frequente. Vale ressaltar que existem outras causas de esteatose hepática, como medicamentos, hepatites e outras desordens genéticas e metabólicas.

3- A esteatose hepática não alcoólica é frequente?

Sim, é uma condição muito frequente. Estima-se que 20 a 30% da população adulta tenha algum grau de esteatose hepática. E, infelizmente, 15% irão desenvolver um quadro mais sério de inflamação do fígado (esteato-hepatite).

4 – Qual a importância da conscientização da esteatose hepática não alcoólica?

Em primeiro lugar, essa doença geralmente não apresenta sintomas e tem uma evolução silenciosa. Portanto é descoberta através da ultrassonografia do abdome feita por outros motivos, ou mesmo por check-up, indicando que algo está errado com a saúde. Além disso, é uma condição que tem tratamento, que deve ser iniciado o mais precocemente possível para evitar a progressão da doença e suas graves e até fatais consequências.

5- Quais as possíveis consequências da doença hepática não alcoólica?

Ela é um fator de risco importante para cirrose hepática e câncer do fígado. Essa doença vem se tornando causa frequente de transplante hepático no mundo, pois um percentual significativo de pacientes evolui com perda da função do órgão. Além disso, a esteatose hepática não alcoólica e a esteato-hepatite aumentam o risco de doenças cardiovasculares, como infarto do coração ou derrame cerebral, problemas renais e outros tipos de tumores.

6- Qual é o tratamento da esteatose hepática não alcoólica e da esteato-hepatite?

A base do tratamento é a mudança do estilo de vida e o controle rigoroso dos distúrbios metabólicos.

A perda de pelo menos 3 a 5% do peso corporal já proporciona melhora da esteatose hepática. No entanto, para melhora da inflamação e das cicatrizes no fígado, é necessária perda de pelo menos 10% do peso.

Não há dieta específica para o tratamento, invista em uma alimentação saudável e balanceada, rica em alimentos de verdade. Evite: bebidas artificiais adocicadas, alimentos ricos em gorduras trans, grande consumo de carboidratos refinados e grande consumo de gorduras saturadas.

A prática de atividade física por pelo menos 150 minutos por semana é essencial para sucesso no tratamento.

Há também medicamentos que são frequentemente prescritos juntamente com as medidas de mudança do estilo de vida. Atualmente, existem vários estudos com medicamentos específicos em desenvolvimento para a doença.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 04 de Dezembro de 2020
11:00
Doutor Responde
Quinta, 03 de Dezembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)