Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

55% dos idosos que sustentam lar são mulheres

Radiobras - 04 de outubro de 2004 - 14:10

Ao contrário do que muitos acreditam, não é somente no mercado de trabalho que as mulheres vêm conquistando maior espaço. Por meio dos benefícios concedidos pela Previdência Social, as mulheres com 60 anos ou mais têm sido, cada vez mais, responsáveis por seus domicílios. Esse é o caso da cidade mineira de Raposos, onde 55% dos idosos que sustentam os seus lares são mulheres.

Dados do INSS mostram que existem oito millhões de pessoas no Brasil que recebem a aposentadoria por idade. Desse total, dois milhões de benefícios são destinados a mulheres. Somente em Minas Gerais, as aposentadorias por idade beneficiam mais de 600 mil pessoas com idade acima de 60 anos, entre homens e mulheres. A tendência é de que esse volume seja gradativamente aumentado, segundo o superintendente do INSS em Minas, Márcio Cunha. “A expectativa de vida do brasileiro é de 72 anos”, afirma.

Além dos benefícios previdenciários, os idosos podem contar, também, com o auxílio assistencial equivalente a um salário mínimo, previsto na Lei Orgânica de Assistência Social (Loas). Apesar de não ser vinculado com a Assistência Social, o INSS é encarregado de efetuar a concessão e o pagamento do Loas, em razão de sua vasta rede de agências, da estrutura operacional e da capacitação técnica de suas equipes. Portanto, o dinheiro para o pagamento desses benefícios assistenciais é fornecido pelo Fundo de Assistência Social à conta do Ministério da Fazenda, não sendo utilizados recursos provenientes das contribuições dos segurados da Previdência.

Para isso, os idosos maiores de 65 anos devem comprovar que possuem uma renda familiar per capita inferior a 25% do salário-mínimo, ou seja, a soma dos ganhos de toda a família, dividida pelo número de seus integrantes, deve ser inferior a R$ 65,00. Em Minas Gerais, mais de 66 mil pessoas recebem o auxílio. No Brasil, esse número chega a aproximadamente 650 mil, com um gasto superior a R$ 150 milhões.

SIGA-NOS NO Google News