Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

51% utilizam o Enem para ingresso em faculdade

Agência Brasil - 20 de agosto de 2004 - 08:43

Brasília - Cerca de 1,5 milhão de alunos se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem/2004) e se preparam para a prova, que acontece domingo, 29 de agosto, na parte da tarde. O Enem tem como objetivo avaliar o nível de aprendizagem dos estudantes em diversas áreas do conhecimento. “Nossa prova é muito diferente de um vestibular. Não existe conteúdo, nenhum decoreba, nenhuma pegadinha. É só raciocínio lógico“, ressaltou o coordenador geral do Enem, Dorivan Ferreira.

Uma pesquisa realizada paralelamente ao Enem revelou que 48% dos estudantes fazem a prova para uma avaliação de sua vida escolar. Cinquenta e um por cento declararam que fazem a prova a fim de obter notas para entrar num curso superior. Atualmente, 455 instituições aceitam as notas do Enem em seu processo seletivo.

Segundo Dorivan Ferreira, a queda no número de inscrições, que foi, no ano passado, de 1,8 milhão, é apenas um ajuste no total de alunos que realmente farão a prova. De fato, apenas 1,3 milhão de alunos compareceram no dia do teste em 2003. “Houve uma abstenção de 29%. Acreditamos que as pessoas que estejam fazendo a inscrição sejam as que realmente estão querendo fazer a prova”, argumentou.

Dorivan lembra que, cada vez mais, o MEC está apoiando a realização do Enem, valorizando a utilização das notas para processos de seleção interna, como o Programa Universidade para Todos (Prouni), que pretende reservar vagas para alunos carentes nas faculdades particulares. O projeto está tramitado no Congresso Nacional. “O ministro Tarso Genro tem mostrado que realmente quer investir no Enem”, afirmou Ferreira.

A prova é composta por 63 questões de múltipla escolha e uma redação. O Enem será aplicado em 608 municípios. Os candidatos que fizeram as inscrições nos Correios ou pela internet receberão os cartões de confirmação em casa. Os que se inscreveram na escola devem procurar o comprovante no próprio estabelecimento de ensino.



SIGA-NOS NO Google News