Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

500 motoristas já fizeram o exame toxicológico em MS

Fernanda Stella Cavicchia - ComTexto Comunicação Corporativa - 20 de janeiro de 2017 - 14:00

Com a volta da obrigatoriedade do exame toxicológico em Mato Grosso do Sul, motoristas profissionais das categorias C, D e E começam a procurar pelos laboratórios autorizados para a realização dos testes. De dezembro de 2016 até hoje, cerca de 500 motoristas profissionais fizeram o exame no Estado, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

A análise do material, que antes era feita somente nos Estados Unidos, já é oferecida por alguns laboratórios no Brasil, possibilitando resultados mais rápidos. Conhecido como “teste do cabelo”, o exame toxicológico detecta o uso recorrente de drogas como maconha, cocaína, opiáceos, anfetaminas e metanfetaminas. O exame é capaz de identificar o consumo dessas substâncias no período de até 90 dias antes da coleta. A análise é feita com amostras de fio de cabelo e pelos do corpo.

No Brasil, existem oito laboratórios credenciados para a realização dos exames, mas parte deles envia o material para análise nos Estados Unidos. Claudio Sodré, diretor técnico do Laboratório Sodré, uma das empresas que faz a análise do material no Brasil, explica que investiu em uma metodologia própria, 100% nacional, que possibilitou a redução no tempo para a emissão dos resultados. “O prazo para o resultado final da análise é de até 14 dias úteis, mas estamos conseguindo realizar em até dez dias”, afirma.

O resultado é entregue ao motorista e também lançado no Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), sistema do Denatran. Com o resultado negativo para o uso de drogas ilícitas em mãos, o motorista pode iniciar os processos de renovação, reabilitação, adição e mudança de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

No Mato Grosso Sul, o Laboratório Sodré conta com aproximadamente 40 unidades conveniados para a coleta do material nas cidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Miranda, Nivaraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Sidrolândia e Três Lagoas. A relação pode ser consultada no site do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS). Com sede na cidade de Lins (SP), o Laboratório Sodré é referência em exames toxicológicos e de análises clínicas, seguindo normas nacionais e internacionais, além de ser acreditado pelo INMETRO.

SIGA-NOS NO Google News