Cassilândia, Segunda-feira, 26 de Junho de 2017

Últimas Notícias

07/10/2015 11:00

5+: exercícios indicados para os idosos

Portal Educação Física

A medida que o ser humano envelhece, torna-se ainda mais necessário permanecer ativo. Nesta fase da vida, as doenças não-transmissíveis são as principais causas de incapacidade e mortalidade. O sedentarismo, a alimentação inadequada e o tabagismo são os maiores fatores de risco na terceira idade.

Nunca é tarde para adotar uma vida saudável. Por este motivo, o Eu Atleta montou uma lista de atividades físicas que podem e devem ser praticadas na terceira idade.

A adoção de hábitos saudáveis é importante em todas as etapas da vida. Acreditar que a terceira idade é tarde demais para cuidar da saúde é um mito. Pelo contrário, a prática de atividades físicas adequadas pode prevenir doenças, retardar o declínio funcional, aumentar a longevidade e trazer mais qualidade de vida aos idosos.

A medida que o ser humano envelhece, torna-se ainda mais necessário permanecer ativo. Nesta fase da vida, as doenças não-transmissíveis são as principais causas de incapacidade e mortalidade. O sedentarismo, a alimentação inadequada e o tabagismo são os maiores fatores de risco na terceira idade.

– Antes de tudo, é importante saber quem é o idoso que vai praticar a atividade. As pessoas tendem a associar atividade física para essa faixa etária à hidroginástica, musculação e pilates.

Estas são excelentes atividades, mas o praticante pode ter sido lutador e gostar de lutar, ou corredor ou nadador, e preferir voltar a praticar essas atividades. O mais importante é ter orientação e saber como dar os primeiros passos – explica o preparador físico Gustavo Luz.

A prática regular de exercícios físicos também melhora a saúde mental, promove o contato social, reduz o risco de quedas e traz mais independência. Apesar destes benefícios, uma grande proporção de idosos leva uma vida sedentária na maioria dos países.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, até 2025 o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos. Para incentivar a prática regular de atividades físicas desta grande parcela da população, o Eu Atleta traz cinco sugestões de exercícios para esta fase da vida.

1. Dança

A dança é uma atividade física que pode ter várias intensidades de acordo com cada um. Além de trabalhar o corpo e a coordenação, é altamente indicadas para uma socialização com outras pessoas.

2. Natação

Atividade segura e com baixo risco de lesão. Trabalha a coordenação e, principalmente, o ritmo de respiração. Se o idoso já tiver praticado, melhor ainda. Os nados crawl, peito e costas são indicados e mexem a musculatura de uma forma global. O borboleta não precisa ser praticado.

3. Corrida

Por que não correr? Quase todo mundo pode correr se seguir um plano bem orientado e que respeite e acompanhe as evoluções. Não existe idade para começar a correr, encare isso como uma oportunidade.

4. Hidroginástica

Um trabalho de força e equilíbrio que pode trazer excelentes adaptações musculares. Como é praticada com mais de metade do corpo na água, é ótima opção para quem tem problema com equilíbrio, pois uma eventual queda tem consequências brandas.

5. Musculação

Atividade coringa, pois é ajustável para trabalhos específicos em qualquer parte do corpo. Como pesos e halteres são graduados, é possível fazer uma progressão suave. No início, os aparelhos podem ser mais eficientes. Com a prática, sugere-se fazer exercícios com peso livre.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 26 de Junho de 2017
Domingo, 25 de Junho de 2017
15:50
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)