Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

5 Etapas para Elaborar seu Currículo!

(*) Glauber Halt Cabral/ Campo Grande News - 19 de fevereiro de 2014 - 08:38

Será que elaborar um bom currículo é fácil? O currículo é um instrumento de marketing pessoal, por isso deve ser elaborado de forma transparente e alinhado com a vaga pretendida.

Para conseguir uma vaga, é fundamental um bom currículo!

1) Comece o currículo pela sua identificação: Nome, endereço, telefone, e-mail. E um item fundamental: a idade. Não mencione no currículo numero de documentos pessoais. Fotos também não são usuais, a não ser que o solicitante peça! Apenas em um seguimento a foto é uma regra em currículo, para se candidatar a vaga de comissária de bordo.

2) O segundo tópico é o objetivo: o que você está buscando. Pode ser uma vaga específica ou uma área em particular. Não coloque mais de um objetivo nesse campo, o selecionador tem a impressão de que você atira para todos os lados e acaba não tendo foco.

3) Resumo das qualificações: Um selecionador não gasta mais do que 30 segundos lendo um currículo então sabendo disso procure chamar a atenção logo nas primeiras linhas. O resumo deve ter no máximo 6 linhas onde você resume a sua formação ,qualidades pessoais e principais realizações.

4) Em terceiro lugar, vêm as qualificações, a sua formação. Escreva em ordem cronológica, do ensino médio em diante. Cursos não terminados, mas que tenham relação com a vaga, pode aparecer nesta área. E não se esqueça dos idiomas, detalhando o seu nível de conhecimento de cada um.

4) Agora, a parte mais importante, a sua experiência profissional: comece pelo trabalho mais recente e assim por diante, até o mais antigo. Se as suas realizações forem muitas, selecione as mais importantes. Use três linhas para cada uma, no máximo cinco.

Você está buscando o primeiro emprego? Não tem experiência? Caso positivo, valorize então o segundo tópico, o objetivo. Mas lembre-se: os adjetivos ficam de fora de um bom currículo. Nunca se auto-rotular, se auto-adjetivar, isso passa um ar de arrogância.

5) Termine com as "informações adicionais". Uma atividade de voluntariado, um intercâmbio no exterior, um curso complementar.

+ Dicas Importantes[- Duas páginas são o limite (ser conciso ajuda a despertar interesse)

- Peça ajuda, solicite alguém para revisar o seu currículo!

- Letra tamanho 11 ou 12, fonte Arial ou Times New Roman.

- Tópicos em maiúsculas ou em negrito.

- Sem desenhos, enfeites ou outras cores.

- Pretensão salarial só coloque se o anúncio pedir.

- Incluir foto também não é necessário, inclua apenas se for solicitado pelo contratante.

- Referência profissional também não (se você for selecionado, essas informações vão ser solicitadas)

Lembre-se: O seu currículo, é sua apresentação pessoal para a empresa, por isso deve ser elaborado em coerência com a vaga ofertada e com veracidade de informações.
É um grande desafio para qualquer profissional conseguir se vender através de um pedaço de papel!

(*) Glauber Halt Cabral– Sócio da www.escoladevendedores.com.br

SIGA-NOS NO Google News