Cassilândia, Segunda-feira, 23 de Outubro de 2017

Últimas Notícias

26/09/2016 11:00

5 erros comuns de maratonistas de primeira viagem

Ativo.com

Para completar uma maratona numa boa, não bastam apenas treinamento, boa dieta e descanso. É preciso, também, evitar alguns erros na preparação (e na própria disputa) que podem derrubar o seu desempenho ao longo dos 42 km. A seguir, separamos algumas dicas para que você encare a sua primeira maratona sem erros – e sua dores musculares após a linha de chegada não sejam acompanhadas de uma dor de cabeça.

Cobrar-se demais
Evite pensar sempre na corrida como um grande desafio a ser vencido. Encare cada treino da planilha de cada vez e não se cobre se o tempo em um dia específico ficou abaixo do desejado. “Os treinos para maratona são sempre muito desgastantes pelo volume e pelas abdicações que o corredor faz para encarar a prova. Acredito que o atleta deve deixar fluir o treino sem muitas cobranças para que não vire um sofrimento”, aconselha a treinadora Adriana Genoli, diretora técnica da AG Assessoria Esportiva.

Escolher uma prova muito difícil
Correr provas famosas e badaladas pode ser uma tentação, mas, para a sua estreia, priorizar um trajeto plano pode ser melhor pedida. Durante a escolha do desafio, estude a altimetria da corrida e seu percurso. Caso perceba uma variação muito grande no trajeto, como muita elevação, talvez seja melhor buscar uma prova mais plana. Saber o clima local no dia do evento também é importante. Mesmo preparado, às vezes o desgaste no dia pode fazer com que se canse além do planejado. Prefira, portanto, locais com climas mais amenos.

Errar no ritmo nas provas preparatórias
Correr algumas provas menores durante a preparação pode ser boa opção, mas isso pede bastante planejamento e conversas com o treinador. O ideal é corrê-las sem cobrança de tempo, usando o Tempo Run, ou seja, um ritmo próximo ao que deseja imprimir na maratona. “Correr provas com distâncias menores é importante para sentir o clima de disputa. Mas lembre-se: sempre procure uma corrida que não te exigirá muito, pois seu foco está à frente”, fala Adriana Genoli.

Esquecer os treinos complementares
Fazer uma boa preparação não se resume apenas a correr. Treinos complementares, como os feitos na academia de musculação e educativos são essenciais para completar a maratona sem problemas. “Os educativos vão fazer com que o corredor tenha uma melhor mecânica na corrida. Isso irá impulsionar a melhor o desempenho do atleta, pois ele ter uma postura correta, gerando energia e o prevenindo de lesões”, diz Marcelo Alexandroni, treinador na Marcos Paulos Reis Assessoria Esportiva.

Esquecer da reposição durante a prova
Nos treinos e a prova, leve sempre uma garrafa de água e géis de carboidratos para testar a ingestão de ambos e não ter surpresas no dia da corrida. “A hidratação é importante na reposição de líquidos que o atleta perde durante a prova. Recomenda-se que ele beba a cada 30 minutos de prova um gole de água. A reposição de géis de carboidrato, é importante para continuar gerando energia, deve ser consumida a cada uma hora de prova ou de 10 em 10 km. É importante consumir a água e o gel juntos, pois eles ajudam numa melhor absorção do organismo”, finaliza o Alexandroni.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 22 de Outubro de 2017
Sábado, 21 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Sexta, 20 de Outubro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)