Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

5 dicas para sobreviver ao calorão

Midiamax - 01 de setembro de 2017 - 13:30

Desde o dia 22 de agosto, o sul-mato-grossense está enfrentando uma onda de calor que veio acompanhada de secura. O combo, que não é típico do inverno, exige uma série de cuidados para diários para não haver prejuízos para a saúde.

Como a meteorologia prevê mais dias secos e quentes pela frente, o Jornal Midiamax conversou com o pneumologista Henrique Ferreira de Brito para saber algumas dicas para lidar com este inverno que parece mais um ‘pré-verão’.

1º Hidratação é fundamental!
O pneumologista explicou que no tempo seco e ainda por cima, quente, a hidratação deve ser redobrada. “Hidratação é fundamental em qualquer época do ano, mas especialmente, no tempo seco. 2 litros de água por dia é o ideal”, explicou. Sucos naturais, bebidas isotônicas e água de coco também ajudam nesta dica, lembrando que refrigerantes e cerveja não vale como hidratação.

2º Hidrate o corpo também
Além do organismo, outro ponto ressaltado pelo especialista foi a hidratação do nariz e dos olhos. “Tem vários tipos de soro fisiológico que pode usar para o nariz. Tem também os colírios lubrificantes que ajudam a hidratar a mucosa ocular”, disse.

A hidratação da pele também é necessária e não um apenas um toque de vaidade como muitos pensam. “A pele é uma barreira que faz frente a algum agressor externo e a pela ressacada, por conta do tempo seco, ela fica mais vulnerável. Então, hidratantes corpóreos são importantes”.

3º Ar condicionado e umidificadores
Ficar fora do ar condicionado em um tempo tão quente parece impossível, mas o pneumologista explica que o aparelho ressaca o ambiente quanto está ligado, por isso, é importante ter um umidificador no ambiente. “Devemos usar o ar condicionado junto de um umidificador”, contou.

Para quem não tem um aparelho de umidificador, o conselho é usar bacias ou até mesmo toalhas molhadas para refrescar o ambiente.

4º Manutenção do aparelho de ar condicionado
Se você é do tipo de pessoa que só liga o ar condicionado e desfruta do ambiente mais fresco, aí vai uma sugestão: verifique os filtros. O especialista alertou para a limpeza dos aparelhos, tanto os domésticos quanto os automotivos. “Além de não ter uma boa eficácia, ele pode também transportar microrganismos que podem transmitir doenças e alergias”, comentou.

5º Cuidado com o sol
Parece uma dica velha, mas nunca é demais reforçar a importância de se evitar exposição prolongada ao sol em dias tão quentes e secos. O pneumologista ressaltou que não é recomendável fazer exercícios entre as 10 horas até as 16 horas da tarde. “Essa exposição ao sol deve ser evitada justamente pela baixa umidade e pelo risco de você desidratar fazendo atividades ao ar livre ser muito maior”, contou.

Para quem trabalha exposto ao sol, a hidratação deve ser redobrada, usar protetor solar e sempre procurar se proteger com chapéu, boné, rompas de manga compridas.

Mais calor pela frente
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a chuva não deve cair tão cedo no Estado. Não há previsão de chuva até o fim de semana.

Nesta quinta-feira (31), terá um aumento na nebulosidade e o dia deve ser parcialmente nublado. Ainda assim, a umidade deve permanecer baixa, principalmente nas regiões norte e nordeste, onde os índices caem para 20%.
No sul e sudeste do estado, a temperatura deve cair cerca de dois graus, mas sem previsão de chuva.

Na Capital, a manhã será parcialmente nublada com mínima de 20°C. Durante a tarde, a umidade relativa do ar deve ficar em 20% e a máxima prevista é de 33°C.

O pneumologista lembra que o índice ideal para a saúde é acima de 60%. Entre 20 e 30% é estado de atenção e entre 12% e 19% é estado de alerta. “Abaixo de 12% já é crítico”, comentou. Na Capital, anos últimos dias, a umidade tem ficado entre 20%, nos índices considerados de atenção.

SIGA-NOS NO Google News