Cassilândia, Sexta-feira, 22 de Setembro de 2017

Últimas Notícias

01/09/2017 13:30

5 dicas para sobreviver ao calorão

Midiamax

Desde o dia 22 de agosto, o sul-mato-grossense está enfrentando uma onda de calor que veio acompanhada de secura. O combo, que não é típico do inverno, exige uma série de cuidados para diários para não haver prejuízos para a saúde.

Como a meteorologia prevê mais dias secos e quentes pela frente, o Jornal Midiamax conversou com o pneumologista Henrique Ferreira de Brito para saber algumas dicas para lidar com este inverno que parece mais um ‘pré-verão’.

1º Hidratação é fundamental!
O pneumologista explicou que no tempo seco e ainda por cima, quente, a hidratação deve ser redobrada. “Hidratação é fundamental em qualquer época do ano, mas especialmente, no tempo seco. 2 litros de água por dia é o ideal”, explicou. Sucos naturais, bebidas isotônicas e água de coco também ajudam nesta dica, lembrando que refrigerantes e cerveja não vale como hidratação.

2º Hidrate o corpo também
Além do organismo, outro ponto ressaltado pelo especialista foi a hidratação do nariz e dos olhos. “Tem vários tipos de soro fisiológico que pode usar para o nariz. Tem também os colírios lubrificantes que ajudam a hidratar a mucosa ocular”, disse.

A hidratação da pele também é necessária e não um apenas um toque de vaidade como muitos pensam. “A pele é uma barreira que faz frente a algum agressor externo e a pela ressacada, por conta do tempo seco, ela fica mais vulnerável. Então, hidratantes corpóreos são importantes”.

3º Ar condicionado e umidificadores
Ficar fora do ar condicionado em um tempo tão quente parece impossível, mas o pneumologista explica que o aparelho ressaca o ambiente quanto está ligado, por isso, é importante ter um umidificador no ambiente. “Devemos usar o ar condicionado junto de um umidificador”, contou.

Para quem não tem um aparelho de umidificador, o conselho é usar bacias ou até mesmo toalhas molhadas para refrescar o ambiente.

4º Manutenção do aparelho de ar condicionado
Se você é do tipo de pessoa que só liga o ar condicionado e desfruta do ambiente mais fresco, aí vai uma sugestão: verifique os filtros. O especialista alertou para a limpeza dos aparelhos, tanto os domésticos quanto os automotivos. “Além de não ter uma boa eficácia, ele pode também transportar microrganismos que podem transmitir doenças e alergias”, comentou.

5º Cuidado com o sol
Parece uma dica velha, mas nunca é demais reforçar a importância de se evitar exposição prolongada ao sol em dias tão quentes e secos. O pneumologista ressaltou que não é recomendável fazer exercícios entre as 10 horas até as 16 horas da tarde. “Essa exposição ao sol deve ser evitada justamente pela baixa umidade e pelo risco de você desidratar fazendo atividades ao ar livre ser muito maior”, contou.

Para quem trabalha exposto ao sol, a hidratação deve ser redobrada, usar protetor solar e sempre procurar se proteger com chapéu, boné, rompas de manga compridas.

Mais calor pela frente
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a chuva não deve cair tão cedo no Estado. Não há previsão de chuva até o fim de semana. 

Nesta quinta-feira (31), terá um aumento na nebulosidade e o dia deve ser parcialmente nublado. Ainda assim, a umidade deve permanecer baixa, principalmente nas regiões norte e nordeste, onde os índices caem para 20%.
No sul e sudeste do estado, a temperatura deve cair cerca de dois graus, mas sem previsão de chuva.

Na Capital, a manhã será parcialmente nublada com mínima de 20°C. Durante a tarde, a umidade relativa do ar deve ficar em 20% e a máxima prevista é de 33°C.

O pneumologista lembra que o índice ideal para a saúde é acima de 60%. Entre 20 e 30% é estado de atenção e entre 12% e 19% é estado de alerta. “Abaixo de 12% já é crítico”, comentou. Na Capital, anos últimos dias, a umidade tem ficado entre 20%, nos índices considerados de atenção.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 22 de Setembro de 2017
Quinta, 21 de Setembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)