Cassilândia, Domingo, 29 de Março de 2020

Últimas Notícias

09/03/2020 11:00

5 Dicas para retornar às atividades físicas

Pedro Baches Jorge, da Comissão Científica da SBRATE elenca maneiras seguras para reincorporar os exercícios físicos à rotina

Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte

Praticar esportes regularmente traz muitos benefícios para a mente e o corpo, além de ser indispensável para quem procura ter uma saúde equilibrada. No entanto, muitas vezes somos obrigados a dar um tempinho nas atividades durante férias, viagens e até mesmo tratamentos de doenças que comprometem a rotina.

Esse é um momento que exige muito esforço para quem se afastou por um tempo das atividades físicas, já que é necessário ter disposição para retomar o ritmo aos poucos, de forma segura. “O retorno deve ser gradual e com atividades muito bem planejadas para cada caso, já que exigir demais do corpo pode gerar lesões.

Em todos os casos é muito importante o acompanhamento de um médico”, ressalta Pedro Braches Jorge, da Comissão Científica da SBRATE e fundador da SOU, rede de clínicas médicas paulistana especializada em ortopedia.
Pensando nisso, o profissional lista abaixo cinco dicas para retomar às atividades esportivas da melhor forma:

Perceba seu corpo

Sentir as reações do corpo durante e após os treinos é importante para que a volta aconteça mais rapidamente. “Não é natural sentir dores ou incômodos com as atividades. Caso aconteça, é bom repensar a carga empregada nos exercícios ou a frequência, assim é possível evitar futuras lesões”, explica.

Ajuste sua alimentação

Com a volta aos treinos, o corpo precisa de nutrientes para que os resultados sejam os mais efetivos. Portanto, repensar a dieta é fundamental para que os novos exercícios sejam melhor assimilados.

Alongamento

Alongar os músculos antes e depois de cada treino é essencial, já que em períodos sem grandes atividades eles podem ficar retraídos. O ideal é que os alongamentos aconteçam por 15 minutos antes dos exercícios e mais 15 após o término.

Descansar

Assim como uma boa alimentação, o descanso é fundamental para o desenvolvimento muscular, já que os benefícios do treinamento acontecem depois, quando o corpo está em repouso. “É durante o sono que os músculos se desenvolvem. Por isso, recomenda-se que se tenha em média sete horas diárias de sono”, explica.

Seguir recomendações médicas

Respeitar o tempo de recuperação de traumas, cirurgias e outros tratamentos também é fundamental para o retorno completo às práticas esportivas. O profissional aponta ainda que ao seguirem as orientações médicas corretamente, o paciente pode voltar a ter o mesmo desempenho na prática esportiva de antes do trauma.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 28 de Março de 2020
11:00
Esporte com Saúde
Sexta, 27 de Março de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)