Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

5 dicas de experts de Carreiras pra te ajudar no seu futuro profissional

Agência CNI - 10 de outubro de 2016 - 14:00

“O mundo mudou bem na minha vez”, reclama o bem humorado professor e publicitário Dado Schneider. Ele fala de choque de gerações, das transformações do mercado de trabalho, da abertura de um leque infinito de possibilidades que os dias atuais oferecem quando o assunto é carreira. Foi-se o tempo em que escolher uma profissão era escolher entre Medicina, Engenharia e Direito. Mas, diante de tantas opções, muitos jovens ficam sem saber por onde começar.

A gente sabe como é difícil. Por isso, fomos atrás de dicas de experts no assunto. Felizmente, eles são os palestrantes do Fórum IEL de Carreiras, que reuniu mais de 800 pessoas nesta quinta-feira (6), em Vitória (ES). Eis os conselhos de profissionais inovadores para você conseguir fazer do que ama um trabalho.

“Identifique aquilo que te dá frio na barriga, o que te tira da zona de conforto: encontrado esse medo, dê o primeiro passo. No futuro, você não vai se arrepender”, aconselha Du Migliano, um dos criadores do site 99Jobs. Pra ele, é preciso coragem e ousadia para acreditar nas ideias, mesmo que o começo seja difícil e que não exista certeza de nada. Afinal, deu certo pra ele! O 99Jobs tem mais de 4 mil empresas cadastradas para encontrar profissionais perfeitos para cada vaga.

2. Mais coração, menos dinheiro (pelo menos no início!)
“Onde você é excelente? O que você gosta de fazer? O que desperta a sua paixão? A gente está tão doutrinado a se mover só por dinheiro que não escuta o coração. E ali, nos seus prazeres, pode estar um caminho”, afirma Edgard Gouveia, o arquiteto e criador do Play the Call - gincana mundial para resolver problemas da vida real - vamos combinar, o cara tem autoridade para dar esse conselho!

3. Tome as decisões por você, e só por você
Tem muita gente que acaba cursando uma faculdade ou aceitando um emprego para seguir os ideiais de outras pessoas, sejam os pais, os amigos, o companheiro. Mas isso pode ser uma cilada, adverte Du Miglliano. “Escolha o seu caminho e dê valor aos seus ideiais. Todo mundo toma decisões com base no que os outros esperam, mas tome as decisões por você. Você vai levar porradas, mas seu crescimento é fruto da sua experiência. Seja curioso, aprenda a todo momento”, aconselha.

4. Os problemas das sociedade podem ser uma solução
A vontade de empreender pode vir de situações da vida real que te incomoda. “O que te tira do sério também tem a ver com o seu propósito. Como juntar as suas habilidades para resolver aquele problema vai te motivar a conhecer, criar”, afirma Edgard Gouveia.

5. Digitalize-se
É desnecessário lembrar que a vida depois da internet nunca mais será a mesma. Os profissionais, novos entrantes ou consolidados no mercado, não podem ignorar essa transformação. “Quase tudo que você aprendeu, que você estudou, está mudando tão radicalmente que você terá de se flexibilizar e dar um novo olhar. Estamos lidando com robôs, com internet das coisas, com muita tecnologia”, projeta Gil Giardelli, webativista.

SIGA-NOS NO Google News