Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

5 de Setembro: O pior acidente aéreo em Sinop

Só Noticias/Sinop - 07 de setembro de 2005 - 10:10

Só Noticias/Sinop
Só Noticias/Sinop

O dia 5 de Setembro ficará registrado na história de Sinop devido a um dos piores acidentes aéreos ocorrido no município. O cenário mais parecia roteiro de terror. A queda do avião monomotor Corisco, segunda-feira, no início da noite, em Sinop, deixou dois mortos e 4 feridos. O piloto Ademar Maciel da Silva, 47 anos, e a pequena Maria Eduarda Amorin, de apenas 7 dias de vida, não resistiram e faleceram. Ficaram feridos o médico Euler Preza, 26 anos, o enfermeiro Wagner Vieira, 28 anos, o recém-nascido Maicon Amorin e a mãe dele, Marlene Amorin. Os sobreviventes passaram a noite de segunda-feira a madrugada inteira desta terça( 6) e toda a manhã no meio da mata, feridos, com fome, sede, incertezas e muitas esperanças.

A trágica viagem começou na segunda-feira. O piloto e o médico tinham se deslocado a Juína e estavam seguindo a Sinop com as crianças recém-nascidas em uma incubadora onde receberiam atendimento em UTI. A 10 milhas do aeroporto de Sinop, na região Sudoeste, a aeronave caiu em uma mata. O médico Euler conseguiu ligar, do celular, para a empresa de saúde que trabalha em Cuiabá e comunicou o acidente. Ele ainda pediu que eles enviassem mais ambulâncias UTIs. As buscas começaram na segunda-feira à noite por voluntários, bombeiros e policiais que percorreram várias fazendas que estariam " na rota" por onde o Corisco havia passado.

A escuridão, a mata e a falta de informações precisas impediram a localização das vítimas. As buscas prosseguiram pela manhã. Na mata, bombeiros de Sinop e voluntários abriam picadas, percorriam estradas em fazendas em busca das vítimas. Aviões e ultra-leves de empresários sobrevoaram a região por mais de duas horas. Havia muita fumaça e as aeronaves tinham que voar em baixa altitude. A Aeronáutica foi comunicada na segunda-feira à noite e, ontem de manhã, três equipes do Grupamento Aéreo do Ministério da Aeronáutica iniciaram as buscas. Equipes de Campo Grande (MS) e da Base do Cachimbo (PA) vasculharam áreas na região de Sinop. Inicialmente as buscas estavam em áreas ao Sul e Noroeste de Sinop e foram feitas por cerca de 4 horas. Voluntários que ajudavam nas buscas e familiares do piloto receberam informações da companhia telefônica celular informando as coordenadas geográficas de onde foi feita a ligação celular pelo médico Euler. Esta informação foi fundamental para localizar o avião e resgatar as vítimas.

Às 14:15hs o sargento Albermaz, do Esquadrão Pelicano, da Força Aérea Brasileira, viu o avião Corisco. "Uma pessoa estava deitada na asa. De dentro do avião, outro balançava uma camisa vermelha", descreveu o sargento. Era o médico Eules Preza. Imediatamente, o helicóptero, que estava no aeroporto reabastecendo, deslocou-se para o local. Euler e o enfermeiro Wagner foram os primeiros a serem socorridos, juntamente com a pequena Maria Eduarda. Em seguida vieram a mãe e os corpos de Maicon e do piloto. Os feridos receberam os primeiros socorros no aeroporto onde haviam duas UTIs móveis, médicos, enfermeiros e auxiliares da empresa Help Vida. Depois, foram transferidos, em avião da FAB, para Cuiabá. O enfermeiro Wagner quebrou a perna direita. O estado de saúde do médico Euler Preza não foi informado, mas estava consciente e, antes de entrar ma ambulância UTI, ganhou um beijo emocionado de sua mãe. Na incubadora, a garotinha Maria Eduarda também foi transferida.

O local onde o avião caiu é uma área de mata densa. O piloto Maciel ainda conseguiu sair de uma mata fechada antes de cair na fazenda. A asa da parte direita despreendeu-se da fuselagem. Maciel era um dos pilotos que mais conhecia a região Norte de Mato Grosso. Ele residia em Sinop, com a mulher e três filhos menos, durante 12 anos e há 34 era piloto. O avião Corisco é do empresário Sergio Rodrigues. "A aeronave estava com todas as revisões em dia. A próxima revisão anual seria feita em dezembro. A vida últil do avião seria de aproximadamente 1.760 horas", disse Sergio. As causas do acidente são desconhecidas. A viúva Rose Maciel da Silva permaneceu no aeroporto de Sinop por mais de 5 horas até ter a confirmação que Maciel havia falecido. Ela ficou profundamente abalada. Tinha falado com o marido cerca de uma hora antes do acidente. "Ele me disse que poderia ter pousado em Porto dos Gaúchos (150 km de Sinop). Conversamos muito pouco porque a ligação estava ruim", disse Rose.

As causas do acidente são desconhecidas. O proprietário da aeronave, Sergio Rodrigues, explicou que as manutenções estavam em dia e que teria " cerca de 1.700 horas de vôo de vida útil". A Aeronáutica investigará o caso.

SIGA-NOS NO Google News