Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: 5 benefícios da musculação para mulheres

Mundo Fitness

Natue - 12 de fevereiro de 2022 - 11:00

Mundo Fitness: 5 benefícios da musculação para mulheres

Hoje temos muitos estudos que comprovam inúmeros benefícios do treinamento na musculação para mulheres, desde a prevenção de doenças até melhoras na estética.

O treinamento de força ou musculação, também conhecido como treinamento com pesos ou treinamento resistido (Fleck & Kraemer, 2004), tornou-se uma das formas mais conhecidas de exercício, tanto para aprimorar o treinamento físico de atletas, como para melhorar as aptidões físicas de adultos não atletas, idosos e crianças.

Estudos indicam que o treinamento resistido é uma intervenção efetiva para vários fatores: evita a sarcopenia (perda de massa muscular), aumenta o desempenho da força, normaliza a pressão sangüínea naqueles que possuem normalmente valores altos, reduz a resistência à insulina, reduz os riscos de queda, contribui para diminuição da gordura corporal, aumenta a taxa metabólica (metabolismo), melhora a função naqueles que possuem artrite reumatóide e osteoartrite (Fiatarone et al. 1994).

Os exercícios resistidos aumentam a produção do hormônio do crescimento, do cortisol e da testosterona, que são dependentes de uma grande variedade de fatores como: intensidade do exercício, volume do exercício, quantidade da massa muscular envolvida durante o exercício e magnitude do intervalo de recuperação entre as séries (Kraemer et al., 2001). Isso faz com que as mulheres se beneficiem, pois a produção principalmente de testosterona é baixo.

Benefícios da musculação para mulheres:

Acelera o Metabolismo: a eficiência em metabolizar gordura melhora. Como vimos acima ocorre uma mudança nos tecidos, você ganha mais massa magra e alterações nos hormônios o que contribui para aumentar o seu metabolismo.

Diminuição do Peso: com a melhora em metabolizar gordura o tecido adiposo (gordura) do seu corpo diminui, e você não perde gordura somente no treino, em repouso também.

Melhora da Auto Estima: a musculação proporciona um corpo mais torneado, e com isso a sua auto estima sobe bastante. É mito que as mulheres ficam musculosas somente com os treinos musculares, para você ficar musculosa em exagero é necessário ingerir hormônios, somente o treino não resultará em músculos exagerados.

Benefícios Cardíacos: vários estudos já comprovaram a eficiência do treinamento muscular para prevenção e tratamento de patologias cardíacas.

Prevenção de Osteoporose: a musculação traz mais força e resistência para os músculos, articulações e ossos, sendo o treinamento muscular o mais eficiente para tratar e prevenir a osteoporose.

SIGA-NOS NO Google News