Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

07/05/2007 16:01

49% dos idosos são analfabetos funcionais

Vivian Kelly Calmell - Corumba Online

Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 7 de maio revelou o perfil dos idosos no Brasil e mostrou que problemas com saúde e educação estão entre os temas que mais os preocupam. A boa notícia é que mais da metade das pessoas com mais de 60 anos pratica alguma atividade física.

O levantamento mostrou que homens e mulheres idosos estão abandonando o sedentarismo e, independentemente da classe social, aproveitam para fazer um exercício simples e fácil: caminhar pelas ruas.

Quanto à educação, a pesquisa mostrou que 49% deles são analfabetos funcionais, ou seja, escrevem pouco mais que o próprio nome. E apenas 4% dos entrevistados navegam pela internet.

A pesquisa "Idosos do Brasil Vivências, desafios e expectativas na 3ª idade", foi realizada em 2006 pela Fundação Perseu Abramo, em parceria com o Sesc Nacional e o Sesc São Paulo. Foram ouvidos 3.759 brasileiros e brasileiras em 204 cidades distribuídas em todas as regiões do país.

O estudo mostra ainda que 42% dos homens com mais de 60 anos nunca fizeram exame de próstata e que 26% das mulheres da mesma faixa etária nunca foram ao ginecologista.

Preconceito
A pesquisa descobriu também que 85% das pessoas com mais de 16 anos têm preconceito contra a velhice. A "turma" da terceira idade é vista pelos jovens como incapaz, ultrapassada e triste. Mas raramente os mais novos admitem essa opinião.

O coordenador da pesquisa, Danilo de Miranda, diz que o Brasil ainda tem muito o que aprender. "Um país que trata bem o seu idoso é um país que está no caminho correto e certamente vai superar os seus problemas mais graves", afirma.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)