Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

3ª fase do Minha Casa Minha Vida será anunciada com reajuste

Estadão - 11 de março de 2015 - 14:41

A terceira fase do Programa Minha Casa Minha Vida será anunciada oficialmente com novas exigências e novos preços, afirmou a secretária nacional de habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães.

Ela reforçou que a nova etapa irá contar com o lançamento de três milhões de unidades até 2019.

O pronunciamento ocorreu durante debates do 11.º Construbusiness. Na ocasião, a secretária nacional explicou sobre os aperfeiçoamentos do novo ciclo do Programa, as melhorias tecnológicas de projetos, exigências de sustentabilidade, dentre outros temas.

O secretário de Habitação do Estado de São Paulo, Nelson Luiz Baeta, sinalizou no evento que o governo estaria pronto para divulgar as novas regras no final de março. Porém, a secretária Inês Magalhães mão confirmou o anúncio neste mês.

Questionada sobre as preocupações de crédito, ela afirmou que o financiamento pelo FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) não é uma preocupação.

Posicionamento CNM

A CNM (Confederação Nacional de Municípios) tem defendido: a necessidade de revisão dos valores de subsídio da unidade habitacional aderente à exigência das especificações técnicas; a necessidade de ajustes dos valores de enquadramento das famílias nas faixas de renda; a ampliação da meta de produção habitacional destinada aos municípios com população até 50 mil habitantes esquecidos pelo governo federal.

Também, é urgente uma revisão da redistribuição de cotas por estados e regiões metropolitanas.

Ausência de medidas

Outro ponto preocupante é a ausência de apoio do governo federal para o fortalecimento das capacidades dos governos municipais. O aumento dos preços dos terrenos tem dificultado a contratação de empreendimentos.

A desconsideração do governo com dificuldade dos municípios e a ausência de subsídios fundiários poderá dificultar a execução desta etapa do programa.

SIGA-NOS NO Google News