Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

03/12/2017 16:30

35% das propriedades rurais de MS não estão em cadastro ambiental

Campo Grande News

Apenas 35% das propriedades rurais de Mato Grosso do Sul foram inscritas no CAR (Cadastro Ambiental Rural (CAR). Faltando menos 1 mês para o prazo final, houve cadastro somente de 52.269 do total de 80 mil imóveis rurais do estado, que representam cerca de 28,2 milhões de hectares.

O balanço parcial foi realizado até o dia 27 de novembro pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). O prazo para o cadastro, que é obrigatório, termina no dia 31 de dezembro deste ano.

Quem não tiver com a propriedade inscrita no CAR não poderá acessar financiamento rural, nem solicitar licença ambiental, nem fazer qualquer negociação com a terra. O cadastro possibilitará que o órgão ambiental tenha as informações precisas do tamanho dos imóveis, da existência ou não de passivos ambientais, reserva legal, área de preservação e demais dados físicos. Tudo com imagem de alta definição.

Embora restem cerca de 28 mil propriedades a serem inscritas no CAR, os cadastros já existentes quase alcançam a área rural do Estado. Estimativa do último Censo Agropecuário do IBGE, realizado de 2006, mostra que a área ocupada por propriedades rurais em Mato Grosso do Sul soma 30 milhões de hectares.

Do total de áreas cadastradas, 33.254 são pequenas propriedades, com até quatro módulos rurais. O tamanho do módulo rural varia de 30 hectares, no caso de Dourados, até 110 hectares, em Corumbá.

Cadastro - A inscrição no CAR é gratuita. O proprietário deve procurar um escritório da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) de cada município ou a central localizada no Parque dos Poderes, em Campo Granhde.

É necessário levar cópia de RG, CPF, documento da propriedade (matrícula, posse, contrato de compra e venda do imóvel e escritura pública), croqui de acesso, mapa indicando perímetro do imóvel, com localização dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Preservação Permanente, das Áreas de Uso Restrito, das Áreas Consolidadas e, caso existente, também da localização da Reserva Legal (caso disponham dessa informação) e comprovante de residência.

Os municípios com menor adesão são Alcinópolis, Amambai, Bonito, Campo Grande, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Mundo Novo, Nioaque, Ribas do Rio Pardo e Terenos. 

Mapeamento - Mato Grosso do Sul desenvolveu um software para mapear todo o território estadual com imagens de satélite de nitidez equivalente à distância de 50 centímetros e desta forma identificar a situação de cada propriedade rural e confrontar com as informações fornecidas pelos proprietários.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)