Cassilândia, Domingo, 25 de Fevereiro de 2018

Últimas Notícias

17/08/2017 12:12

32 prefeituras do Mato Grosso do Sul se comprometem com a infância local

Redação

Após encerrar a etapa de inscrição dos gestores municipais à 6ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), a Fundação Abrinq celebra o alcance de 2.335 assinaturas, incluindo 24 capitais estaduais e cobrindo 42% do território nacional. O Estado com maior número de municípios participantes foi São Paulo, com 348 cidades participantes. E apesar da crise pela qual passa o Estado do Rio de Janeiro, 40% de seus municípios aderiram. O Mato Grosso do Sul tem 32 municípios aderidos, ou seja, cerca de 40,5%.

Criado 1996, o Programa Prefeito Amigo da Criança mobiliza e apoia os gestores municipais para qualificar políticas públicas e ampliar o investimento para a infância e adolescência. A principal estratégia é o fortalecimento ou desenvolvimento das capacidades locais dos municípios em temas de planejamento, investimento, saúde, educação, proteção social e fortalecimento dos conselhos.

A partir da adesão, a Fundação Abrinq oferece aos municípios suporte técnico ao longo dos 4 anos do mandato. Tal suporte se concretiza por meio de relatórios de recomendações e cadernos temáticos, da promoção de seminários regionais e da participação dos gestores municipais na Rede Prefeito Amigo da Criança. A próxima etapa da Agenda do Programa é a definição dos interlocutores do município com o Programa Prefeito Amigo da Criança: Articulador Municipal, Coordenador de Informações e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Ao longo da gestão, os prefeitos devem cumprir todas etapas da Agenda de Trabalho. Em sua 6ª edição, o Programa propõe ações em dois eixos:

Eixo 1: Gestão Pública - desenvolver processos intersetoriais e participativos em planejamento de políticas públicas, como formular, institucionalizar e executar o Plano Municipal para a Infância e Adolescência (PMIA) e planejar os gastos voltados à infância e adolescência.

Eixo 2: Políticas Sociais - levantamento de informações e dados acerca de três temas: promoção de vidas saudáveis, educação de qualidade e proteção em situações de risco. O objetivo é produzir diagnósticos sobre o cenário local da infância e da adolescência, definir metas, prioridades e estratégias para a evolução dos indicadores sociais.

O Programa alcançou adesão recorde e contou com a ajuda de 11 partidos que mobilizaram seus candidatos para aderirem. Os Estados de Roraima e Amapá alcançaram os recordes de adesão, com cerca de 70% dos municípios.

Algumas entidades municipalistas se envolveram diretamente no engajamento e convencimento dos Prefeitos, como a FNP (Frente Nacional de Prefeitos), ABM (Associação Brasileira de Municípios), APRECESP (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo). O engajamento da ATM (Associação Tocantinense de Municípios) merece destaque, com a assinatura da parceria, eles conseguiram a adesão de mais de 40 prefeitos, fazendo a cobertura no Estado passar de cerca de 30% para mais de 60%.

Outro destaque nessa edição foi o apoio de Governos Estaduais (Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão e Mato Grosso do Sul) entre os quais, por exemplo os Governos de Goiás e do Espírito Santo, dobraram a cobertura da adesão a partir da parceria.

Também a parceria com o Conviva Educação foi extremamente frutífera, com a inserção de diversos espaços de divulgação do Programa na Plataforma e contatos dos Secretários de Educação com o Programa para tirar dúvidas e encaminhar as adesões dos prefeitos de seus municípios.

“São muitos os motivos para comemorar! Alcançamos o recorde de adesões em 21 anos do programa, em um contexto de crise econômica, política e institucional! Em um cenário de dificuldades encontramos parceiros excepcionais que somaram esforços no desafio de ampliar o alcance do Programa e contribuíram na conquista dessa marca. Foram firmadas 31 parcerias institucionais com Entidades Municipalistas, Governos Estaduais, Ministérios Públicos, Tribunais de Justiça, Organizações Sociais e Entidades Privadas que nos ajudaram a superar nossa meta”, comenta Denise Cesario, gerente executiva da Fundação Abrinq.

Ao final da gestão, a Fundação Abrinq reconhece e dá visibilidade aos prefeitos e prefeitas que promoveram avanços significativos em seus municípios por meio do Prêmio Prefeito Amigo da Criança.

Sobre a Fundação Abrinq - Criada em 1990, a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes. Tem como estratégias: o estímulo à responsabilidade social; a implementação de ações públicas; o fortalecimento de organizações não governamentais e governamentais para prestação de serviços ou defesa de direitos de crianças e adolescentes.

--

Por Mariana Diello

parabéns ao Cassilândia news
 
Ronivon Aparecido de Souza em 17/08/2017 13:06:58
Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 25 de Fevereiro de 2018
Sábado, 24 de Fevereiro de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)