Cassilândia, Sexta-feira, 25 de Maio de 2018

Últimas Notícias

31/05/2007 08:18

31 de maio: dia mundial sem tabaco

INCA

No Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio), o Instituto Nacional de Câncer, INCA, aproveita para fazer um alerta: não fumantes expostos à fumaça do cigarro correm risco de ficar doentes e morrer por doenças comuns a fumantes. Os ambientes livres da fumaça ambiental do tabaco são tema das comemorações do Dia Mundial sem Tabaco em 2007. Na data, também será lançada a Rede Ibero-Americana para o Controle do Tabagismo (RIACT) que envolverá países da América Latina, Portugal e Espanha. O Brasil será o articulador da rede que tem como objetivo a troca de experiências governamentais bem sucedidas no controle do tabagismo.

Com o tema escolhido para 2007, a Organização Mundial da Saúde (OMS) pretende trabalhar com o conceito de ambientes 100% livres da fumaça ambiental do tabaco, chamando a atenção para o fato de que ventilação e filtragem do ar não são suficientes para reduzir a exposição passiva aos malefícios da fumaça. O INCA preparou uma série de materiais, como cartazes e folhetos, que foram enviados para que as secretarias estaduais e municipais de saúde pudessem comemorar a data por todo o Brasil. Os materiais estão disponíveis em www.inca.gov.br/tabagismo, onde também há a programação das comemorações pelo país.

O Ministério da Saúde criou um grupo formado pelo INCA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e representantes de outras instituições, para elaborar uma regulamentação que corrige algumas brechas deixadas pela lei 9.294/96, que dispõe sobre a proibição do fumo em ambientes fechados. O fim de espaços reservados para fumantes e não fumantes dentro de um mesmo ambiente é uma das propostas. A nova regulamentação da Anvisa encontra-se aberta à consulta pública no sítio da Agência, www.anvisa.gov.br, até amanhã.

A articulação da Rede Ibero-Americana para o Controle do Tabagismo foi um compromisso assumido pelo Brasil durante a VII Conferência Ibero–Americana de Ministras e Ministros de Saúde, em Granada, na Espanha em 2006. “A RIACT cria oportunidades para que possamos colocar em prática a cooperação e intercâmbio de informações entre o governo de nossos países” diz a médica Tânia Cavalcante, chefe da Divisão de Controle do Tabagismo do INCA. A Rede contará com um site que permitirá a realização de reuniões virtuais, fóruns de discussão, alem da publicação das notícias mais recentes sobre o tema.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 25 de Maio de 2018
Quinta, 24 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Quarta, 23 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)