Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

21/04/2004 08:14

2,9 milhões de idosos vacinados no primeiro dia

Agência Saúde

Dados da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde, indicam que 2.915.415 pessoas foram vacinados contra a gripe no último sábado, dia 17 de abril, início da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. Isto representa uma cobertura de 19,1% do total da população de idosos. Em relação à meta de vacinação, que é 70% do público-alvo – 10.648.772 pessoas – o percentual de cobertura é de 27,3%.

Este é o maior índice alcançado pelo Ministério da Saúde num primeiro dia de campanha, desde 1999, quando foi adotada pela primeira vez a vacinação de idosos contra gripe. O levantamento não conta com dados do estado do Mato Grosso, cuja rede de telefonia encontra-se em manutenção, impedindo repasse de dados ao Ministério da Saúde. O resultado final da campanha será divulgado no dia 31 de maio.

A apuração revelou aumento da procura pela vacina nos postos de saúde nas primeiras horas do dia. Foram informados 802.149 idosos a mais em relação ao primeiro dia da campanha de 2003, que teve a vacinação de 2.113.266 pessoas. De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI) da SVS, as informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde refletem o êxito da sexta Campanha Nacional de Vacinação do Idoso.

A grande quantidade de pessoas vacinadas no dia 17 sem transtorno reafirma a importância da mobilização dos servidores e voluntários para atender a demanda. Este ano, 265 mil voluntários estão envolvidos na campanha, que vai até o dia 30 de abril, em 57 mil postos de saúde de todo o país.


O transporte das equipes foi assegurado por 46 mil veículos, incluindo embarcações e aeronaves nas regiões de difícil acesso, em especial na Amazônia. Este esforço é possível pela estruturação e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), que permite a articulação do Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais de saúde em prol das ações de Saúde Pública.

Apesar das chuvas no Amazonas e parte dos estados do Pará, Acre, Amapá, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Mato Grosso, Espírito Santo e Santa Catarina, os primeiros dias de mobilização transcorreram bem em todo o Brasil.

A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso realizada no Brasil é uma das maiores do mundo. Além da vacina contra a gripe, os postos de saúde aplicam, gratuitamente, doses da Dupla Adulto, que protege contra difteria e tétano. A Dupla Adulto foi ofertada aos idosos que não completaram a série de três doses ou não tomaram o reforço após dez anos. Também é oferecida vacina contra um tipo de pneumonia, a pneumocócica, para idosos internados em hospitais, casas geriátricas e instituições assistenciais que não tenham recebido a dose nos últimos cinco anos. De acordo com o PNI, todos os estados e o Distrito Federal já deram início a este trabalho.

"A vacinação dos idosos representa uma grande conquista social, pois o Brasil é um dos poucos países do mundo que oferecem essa vacina gratuitamente ", destaca Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. "A idéia é garantir qualidade de vida para as pessoas com mais de 60 anos", ressalta o secretário.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)