Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

06/12/2004 15:28

26% de jovens são incapazes de solucionar problema

Dourados News


Um relatório da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgado hoje, segunda-feira, ressalta que 26% dos jovens de 15 anos dos países desenvolvidos são incapazes de resolver problemas matemáticos do dia a dia.

Apenas 4% dos 250.000 alunos de 41 países que participaram do estudo de 2003 do Programa Internacional de Acompanhamento dos Conhecimentos dos Alunos da OCDE alcançaram o nível máximo em solução de problemas complexos.

Como ocorreu no primeiro estudo de 2000, que foi focado na compreensão da leitura, a Finlândia liderou mais uma vez a classificação geral dos países da OCDE, graças a seus bons resultados em matemática e ciências.

Atrás dela vêm, nesta ordem, Coréia do Sul, Holanda, Japão, Canadá, Bélgica, Suíça, Austrália, Nova Zelândia e República Tcheca.

Entre os 29 países da OCDE (o Reino Unido não participou) presentes na pesquisa, a Espanha ocupa o 23º posto, seguida pelos Estados Unidos, Portugal, Itália, Grécia, Turquia e México.

O relatório de 2003, cujo objetivo era determinar em que medida os alunos são capazes de elaborar e aplicar modelos matemáticos para solucionar problemas cotidianos, assim como interpretar, validar e comunicar os resultados, legitima globalmente os resultados do primeiro estudo, efetuado em 2000.

Só a Polônia, que iniciou uma grande reforma de seu sistema educacional em 1999, Alemanha, Bélgica e República Tcheca conseguiram melhorar seus resultados.

A Polônia é um dos doze países não membros da OCDE incluídos no estudo. Os outros são Brasil, Rússia, Uruguai, Indonésia e Hong Kong, cujos alunos são os mais brilhantes.

Os especialistas que selecionaram os colégios -públicos e privados- examinados ao acaso, advertiram, por outro lado, que aumentou a diferença entre os países líderes e os com piores resultados.

Em conjunto, os alunos de países mais ricos têm melhores resultados, mas há exceções, como a Coréia do Sul, onde a renda média das famílias é 30% inferior à média dos membros da OCDE e, no entanto, estão entre os primeiros.

Segundo a OCDE, "não é necessário investir muito para ter êxito". A organização destaca que Austrália, Bélgica, Canadá, Finlândia, Japão, Holanda e República Tcheca têm, além da Coréia, "uma boa relação qualidade-preço".

As relações entre alunos e professores, a heterogeneidade nas classes, a descentralização da educação, a não seleção precoce dos alunos e a existência de atividades extracurrículares influem positivamente nos resultados, destacaram os especialistas da OCDE, representados por Jean-Luc Heller e Eric Charbonnier na apresentação do relatório em Paris.



EFE

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)