Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

25/10 - Dia Internacional da Síndrome Mielodisplásica

Portal Segs - 25 de outubro de 2015 - 07:00

Em 25 de outubro é datado o Dia Internacional da Síndrome Mielodisplásica (SMD), tipo de câncer de sangue que consiste num conjunto de síndromes heterogêneas, com evolução e prognóstico diversos. Consideradas a classe mais comum de síndromes adquiridas de falência medular em adultos, além de já ser observada como a neoplasia hematológica mais prevalente, as SMDs têm como agravo importante a progressão para a leucemia mieloide aguda, caso não seja identificada em sua fase inicial.

Para repercussão do assunto, sugerimos fontes das sociedades médicas:

A Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) é uma associação privada para fins não econômicos, de caráter científico, social e cultural. A instituição congrega médicos e demais profissionais interessados na prática hematológica e hemoterápica de todo o Brasil. Hoje, a instituição conta com mais de dois mil associados.

“A SMD tem como apresentação clínica mais comum a anemia. O indivíduo fica pálido e se queixa de fraqueza, cansaço aos esforços, peso nas pernas. A anemia no idoso é considerada um problema de saúde pública, pela sua alta prevalência. É necessária, portanto, uma avaliação criteriosa e especializada, para afastar outras causas de anemia nesse grupo populacional, como as anemias carenciais e a anemia por doença crônica para confirmação do diagnóstico”, explica Sílvia Magalhães, hematologista especializada no tratamento de SMD e diretora de comunicação da ABHH.

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) lançou nesta sexta-feira, dia 23 de outubro, o “Guia da Síndrome Mielodisplásica”. O material foi idealizado para atender a uma demanda identificada pela Sociedade em esclarecer sobre a síndrome mielodisplásica (SMD) aos geriatras e à comunidade médica em geral, em especial, aqueles que atuam na linha de atenção a saúde da pessoa idosa, visto que se trata de uma doença que incide prevalentemente em pessoas acima dos 60 anos de idade.

SIGA-NOS NO Google News