Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

03/07/2015 10:08

221 novas pragas podem entrar no Brasil nos próximos anos

Por Leonardo Gottems

Nada menos que 221 espécies quarentenárias podem entrar no Brasil nos próximos anos, com a facilidade e o aumento no trânsito de pessoas e produtos. É o que projeta o livro “Defesa Vegetal – Fundamentos, Ferramentas, Políticas e Perspectivas”, lançado pela Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA), em conjunto com a Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

“Considerando que as rodovias promoveram e continuarão a promover um aumento no trânsito de veículos de passeio e que a vigilância nas fronteiras é insuficiente, principalmente na região Norte do país, é razoável supor que os eventos de invasão a partir de países da América do Sul se tonarão mais frequentes nas próximas décadas”, afirma a obra.

Os países vizinhos que representam o maior risco, em função da quantidade de espécies quarentenárias que podem ameaçar o Brasil, são Chile e Argentina. O perigo é grande porque há grande quantidade de veículos, sejam pessoais, públicos ou profissionais, circulando nas fronteiras.

Além destes, são citados ainda Bolívia, Colômbia, Peru e Venezuela. A América do Sul tem ao menos 18 espécies de pragas que atacam a soja que ainda não foram registradas no Brasil.

“Entre as lições aprendidas com a Helicoverpa armigera, está, com certeza, a necessidade de identificar os eventos de invasão mais precocemente, ou seja, a tempo de adotar medidas de contenção que sejam eficazes”, afirma o livro.

Agrolink
Autor: Leonardo Gottems

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)