Cassilândia, Domingo, 25 de Junho de 2017

Últimas Notícias

03/07/2015 10:08

221 novas pragas podem entrar no Brasil nos próximos anos

Por Leonardo Gottems

Nada menos que 221 espécies quarentenárias podem entrar no Brasil nos próximos anos, com a facilidade e o aumento no trânsito de pessoas e produtos. É o que projeta o livro “Defesa Vegetal – Fundamentos, Ferramentas, Políticas e Perspectivas”, lançado pela Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA), em conjunto com a Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

“Considerando que as rodovias promoveram e continuarão a promover um aumento no trânsito de veículos de passeio e que a vigilância nas fronteiras é insuficiente, principalmente na região Norte do país, é razoável supor que os eventos de invasão a partir de países da América do Sul se tonarão mais frequentes nas próximas décadas”, afirma a obra.

Os países vizinhos que representam o maior risco, em função da quantidade de espécies quarentenárias que podem ameaçar o Brasil, são Chile e Argentina. O perigo é grande porque há grande quantidade de veículos, sejam pessoais, públicos ou profissionais, circulando nas fronteiras.

Além destes, são citados ainda Bolívia, Colômbia, Peru e Venezuela. A América do Sul tem ao menos 18 espécies de pragas que atacam a soja que ainda não foram registradas no Brasil.

“Entre as lições aprendidas com a Helicoverpa armigera, está, com certeza, a necessidade de identificar os eventos de invasão mais precocemente, ou seja, a tempo de adotar medidas de contenção que sejam eficazes”, afirma o livro.

Agrolink
Autor: Leonardo Gottems

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 25 de Junho de 2017
Sábado, 24 de Junho de 2017
23:07
Loteria
Sexta, 23 de Junho de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)