Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

01/12/2004 13:43

2005: Relatório da Abin prevê aumento de tensão no campo

Famasul Noticias

O governo federal começou ontem a montar uma estratégia para enfrentar o agravamento das tensões no campo em 2005, segundo informou o ministro-chefe da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Nilmário Miranda. Entre as medidas previstas está a criação de um comitê intergovernamental sobre violência no campo, que terá reuniões mensais de avaliação e será integrado por órgãos policiais, de inteligência e de ministérios. A cada sinal de conflito, o comitê adotará medidas específicas.

Com base em informações da Agência Brasileira de Informação e da inteligência da Polícia Federal, o governo trabalha com a perspectiva de que os conflitos fundiários vão aumentar no próximo ano, em conseqüência da aceleração da reforma agrária e da solução de pendências fundiárias em terras com alto grau de litígio, como a Reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima.

Segundo Nilmário, há uma relação simétrica entre reforma agrária e conflito. "Quando uma avança, a outra acompanha, mas não quer dizer que resulte em violência, pois numa democracia os conflitos se resolvem com mediação." Para exemplificar, citou que em 2004 ocorreram 14 mortes no campo, relacionadas à luta pela terra, contra 42 assassinatos ocorridos em 2003.

Paradoxalmente, este ano foram assentadas cerca de 90 mil famílias, o dobro do total de assentamentos de 2003. "Ou seja, de um ano para o outro, cresceram os assentamentos e os conflitos, mas houve menos derramamento de sangue."

As medidas foram discutidas na reunião da Comissão Especial de Combate à Violência no Campo. Uma delas é a consolidação de varas agrárias nas regiões mais conflituosas. Fonte: Jornal O Estado de São Paulo

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)