Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

20% da população mundial já teve urticária pelo menos uma vez na vida

Portal Segs - 02 de julho de 2015 - 14:06

Estima-se que cerca de 20% 1da população mundial já tenha sofrido com a urticária em algum momento da vida. Conhecida popularmente como uma doença de pele alérgica, a urticária pode causar problemas que vão além das lesões avermelhadas e coceira, impactando diretamente a qualidade de vida dos pacientes.

A urticária é desencadeada pela liberação da histamina, substância que age nos vasos sanguíneos e na pele, causando coceira, inchaço e vermelhidão, e em alguns casos sensação de queimação e dor. Além disso, cerca de metade dos casos de urticária são acompanhados de angioderma2, inchaços maiores e mais profundos nos lábios, pálpebras, pés, mãos e genitais.

Existem diversos tipos de urticária e, ao contrário do que muitos pensam, a maioria não é alérgica. Na maior parte dos casos, as crises são agudas e desaparecem em no máximo 24 horas, sem deixar marcas ou cicatrizes. No entanto, a urticária crônica, elas chegam a durar mais de seis semanas, ocorrem na maioria dos dias e podem prolongar-se por anos. Cerca de 30% dos pacientes3 que já sofreram com a doença apresentam sua forma crônica.

“A urticária crônica tem um alto impacto na qualidade de vida dos pacientes. Além do aspecto visual, que causa isolamento social e desconforto emocional, a doença afeta diretamente o desempenho no trabalho e a realização de atividades do dia a dia, devido à privação do sono, falta de energia e ansiedade”, explica Dra. Patricia Karla de Souza, médica dermatologista e fundadora do GUIA, primeira associação de pacientes voltada para dar suporte sobre a doença.

Outro agravante é que cerca de 60% das urticárias crônicas4 surgem de forma espontânea, ou seja, acontecem sem que se encontre qualquer fator desencadeante, dificultando o diagnóstico e tratamento.

GUIA – Grupo de Urticária Informação e Apoio

O GUIA é a primeira associação de pacientes voltada exclusivamente para informar e apoiar pessoas que sofrem com a urticária no Brasil. Com natureza socioeducativa e sem fins lucrativos, seu objetivo principal é melhorar a qualidade de vida dos pacientes que convivem com os diversos tipos de urticária, por meio do conhecimento amplo sobre a doença e do apoio humano.

Para isso, foram criados grupos de apoio mútuo para discussão da doença e para que as experiências comuns entre pacientes pudessem ser compartilhadas, e o site urticaria.org.br, primeiro endereço online dedicado a conteúdo informativo e científico sobre a doença.

“A ideia do GUIA surgiu de nossa experiência no atendimento aos doentes do Ambulatório de Urticária do Departamento de Dermatologia da UNIFESP. Percebemos que os pacientes com urticária sofriam pela falta de informação e subestimação da doença. Além de, muitas vezes, conviverem com informações erradas que prejudicavam ainda mais sua qualidade de vida diária, já tão alterada pelos sintomas”, explica Dra. Patricia Karla de Souza, uma das fundadoras da iniciativa, ao lado das especialistas em dermatologia, Dra. Tatiana Mimura Cortez e Dra. Letícia Siqueira Sousa.

Para mais informações: www.urticaria.org

SIGA-NOS NO Google News