Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

02/07/2015 14:06

20% da população mundial já teve urticária pelo menos uma vez na vida

Portal Segs

Estima-se que cerca de 20% 1da população mundial já tenha sofrido com a urticária em algum momento da vida. Conhecida popularmente como uma doença de pele alérgica, a urticária pode causar problemas que vão além das lesões avermelhadas e coceira, impactando diretamente a qualidade de vida dos pacientes.

A urticária é desencadeada pela liberação da histamina, substância que age nos vasos sanguíneos e na pele, causando coceira, inchaço e vermelhidão, e em alguns casos sensação de queimação e dor. Além disso, cerca de metade dos casos de urticária são acompanhados de angioderma2, inchaços maiores e mais profundos nos lábios, pálpebras, pés, mãos e genitais.

Existem diversos tipos de urticária e, ao contrário do que muitos pensam, a maioria não é alérgica. Na maior parte dos casos, as crises são agudas e desaparecem em no máximo 24 horas, sem deixar marcas ou cicatrizes. No entanto, a urticária crônica, elas chegam a durar mais de seis semanas, ocorrem na maioria dos dias e podem prolongar-se por anos. Cerca de 30% dos pacientes3 que já sofreram com a doença apresentam sua forma crônica.

“A urticária crônica tem um alto impacto na qualidade de vida dos pacientes. Além do aspecto visual, que causa isolamento social e desconforto emocional, a doença afeta diretamente o desempenho no trabalho e a realização de atividades do dia a dia, devido à privação do sono, falta de energia e ansiedade”, explica Dra. Patricia Karla de Souza, médica dermatologista e fundadora do GUIA, primeira associação de pacientes voltada para dar suporte sobre a doença.

Outro agravante é que cerca de 60% das urticárias crônicas4 surgem de forma espontânea, ou seja, acontecem sem que se encontre qualquer fator desencadeante, dificultando o diagnóstico e tratamento.

GUIA – Grupo de Urticária Informação e Apoio

O GUIA é a primeira associação de pacientes voltada exclusivamente para informar e apoiar pessoas que sofrem com a urticária no Brasil. Com natureza socioeducativa e sem fins lucrativos, seu objetivo principal é melhorar a qualidade de vida dos pacientes que convivem com os diversos tipos de urticária, por meio do conhecimento amplo sobre a doença e do apoio humano.

Para isso, foram criados grupos de apoio mútuo para discussão da doença e para que as experiências comuns entre pacientes pudessem ser compartilhadas, e o site urticaria.org.br, primeiro endereço online dedicado a conteúdo informativo e científico sobre a doença.

“A ideia do GUIA surgiu de nossa experiência no atendimento aos doentes do Ambulatório de Urticária do Departamento de Dermatologia da UNIFESP. Percebemos que os pacientes com urticária sofriam pela falta de informação e subestimação da doença. Além de, muitas vezes, conviverem com informações erradas que prejudicavam ainda mais sua qualidade de vida diária, já tão alterada pelos sintomas”, explica Dra. Patricia Karla de Souza, uma das fundadoras da iniciativa, ao lado das especialistas em dermatologia, Dra. Tatiana Mimura Cortez e Dra. Letícia Siqueira Sousa.

Para mais informações: www.urticaria.org

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)