Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

29/05/2006 15:33

18,5 milhões de pessoas trabalham por conta própria

AgPrev

O dia dos profissionais liberais foi comemorado no último sábado (27). Segundo a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (Pnad/IBGE) de 2004, 18,5 milhões de pessoas trabalham por conta própria. Isso representa 22% da população ocupada do País. No entanto, somente metade desse grupo (53,5%) está filiado a algum tipo de regime previdenciário que garanta sua aposentadoria no futuro.

No Distrito Federal, dados da Pnad de 2003 revelam que 84,5 mil pessoas que possuem renda igual ou superior a um salário mínimo e, portanto, poderiam estar incluídas no sistema previdenciário estão sem nenhuma proteção social. Mesmo assim, o Distrito Federal é a terceira Unidade da Federação com maior cobertura previdenciária, com índice de 68,7%.

Os profissionais liberais e de outras categorias que trabalham por conta própria têm direito a se filiar ao INSS na categoria contribuinte individual. O pagamento das contribuições mensais é calculado aplicando-se 20% sobre os rendimentos totais de seu trabalho, até o limite máximo de R$ 2.801,56.

Se estiver prestando serviços para alguma empresa, a contribuição é de 11% sobre a remuneração paga, até o limite máximo. Neste caso, a obrigação de recolher é da própria empresa que faz o desconto desse percentual e repassa ao INSS.

Para se inscrever como contribuinte individual, o Profissional Liberal pode utilizar a internet, no site http://www.previdencia.gov.br, ligar gratuitamente para o PREVFone (0800 71 01 91), ou comparecer a uma das agências da Previdência Social. Mas atenção: quem possui número de PIS ou do Pasep não precisa se inscrever. Basta usar esse mesmo número na guia de recolhimento. (Verônica Assumpção)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)