Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

24/03/2004 07:46

160 anos de padre Cícero: quem foi ele?

Olga Bardawil/ABr

O estado do Ceará celebra hoje os 160 anos de nascimento de Padre Cícero Romão Batista, o Padim Ciço, tido por muitos como santo, especialmente na cidade de Juazeiro do Norte. Nascido na vizinha Crato, filho de um comerciante, Padre Cícero decidiu ser padre aos 12 anos, embora até chegar ao seminário da Prainha o caminho tenha sido longo. A morte do pai atrapalhou seus estudos mas ele acabou realizando o sonho de ser padre.

Em 1872, recém ordenado, ele se mudou para Juazeiro do Norte. Um sonho ou uma visão em que Jesus o mandava cuidar dos pobres retirantes da seca transformou-se na sua missão. Em 1889, porém, um fato até hoje inexplicável custou a carreira sacerdotal de Padre Cícero: durante uma missa, a boca de uma paroquiana, Maria de Araújo, se encheu de sangue quando ela recebeu a comunhão. Como para os católicos a hóstia consagrada é o corpo de Cristo, o povo interpretou o fato como um milagre – o sangue seria do próprio Jesus. O bispo Dom Joaquim José Vieira mandou investigar o episódio e apesar das muitas testemunhas, negou a ocorrência do milagre, punindo Padre Cícero com a suspensão da ordem.

Proibido de atuar como sacerdote pelo resto da vida, ele abraçou a carreira política, elegeu-se prefeito. Ainda hoje é considerado como o maior benfeitor de Juazeiro e a figura mais importante de sua história. Adepto do lema “oração e trabalho”, Padre Cícero deu grande impulso ao artesanato sertanejo, que ele via como fonte de renda para os que perdiam tudo na seca e buscavam ajuda em Juazeiro.

Padre Cícero construiu capelas e escolas, e ao morrer, em 1934, aos 90 anos, passou a ser venerado como um santo não só pela população de Juazeiro mas também por mais de dois milhões de peregrinos que a cada ano visitam seu túmulo, na Capela do Socorro.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)