Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

1,3 milhão de brasileiros residentes no exterior enviam

Paulo Virgílio/ABr - 31 de maio de 2004 - 13:45

Mais de 1,3 milhão de brasileiros que vivem no exterior enviam dinheiro para suas famílias regularmente. O valor médio de cada remessa é de US$ 428, chegando a um total de US$ 5,4 bilhões anuais. Os números fazem parte de uma pesquisa divulgada hoje pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

De acordo com a pesquisa, 65% das pessoas beneficiárias no Brasil, que recebem o dinheiro, são mulheres com menos de 35 anos de idade, 21% delas têm nível superior, mas a grande maioria (79%) cursou até o segundo grau.

A pesquisa do BID revela ainda que as remessas estão concentradas nas regiões Sudeste, com destaque para as cidades de Governador Valadares e Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP), e na Sul, onde se destaca a cidade de Criciúma, em Santa Catarina.

Os números mostram também que metade dos dólares enviados ao Brasil são provenientes dos Estados Unidos. O dinheiro é usado para as necessidades básicas como pagamento de aluguel e compra de remédios, roupas e alimentos.

O quadro do fluxo de remessas feitas pelos brasileiros no exterior está sendo discutido hoje na primeira conferência nacional sobre o assunto, no Hotel Meridién, em Copacabana, na zona sul do Rio.

SIGA-NOS NO Google News