Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

06/04/2006 07:38

12% dos vereadores e deputados estaduais são mulheres

Agência Senado

O presidente do Senado, Renan Calheiros, e o presidente do Programa Interlegis - Comunidade Virtual do Poder Legislativo, senador Efraim Morais (PFL-PB), divulgaram na manhã desta quarta-feira (5) os resultados do 1º Censo do Legislativo, realizado no ano passado e que revelou serem homens 88% dos vereadores e deputados estaduais brasileiros, enquanto somam 12% as representantes do sexo feminino. O mesmo censo revelou que 4% desses legisladores mal lêem e escrevem.

Renan definiu a pesquisa como uma radiografia inédita do trabalho legislativo e do perfil dos legisladores situados em todo o país, assim como da situação das Câmaras onde eles se reúnem para decidir a vida nas cidades. Com base nesses números, o senador disse que o Senado vai poder elaborar um programa de modernização dos legislativos nos estados.

O mesmo censo revelou que 3% desses legisladores têm pós-graduação; 16% têm curso superior completo; 6%, curso superior incompleto; 34% têm curso médio completo; 9% têm curso médio incompleto; 14% têm curso fundamental completo; enquanto 14% têm curso fundamental incompleto.

Na mesma entrevista, Efraim Morais ofereceu dados sobre a distribuição dos vereadores por faixa etária. E revelou que 6% deles têm de 18 a 28 anos; 31% têm de 29 a 39 anos; 44% têm de 40 a 50 anos; 16% têm de 51 a 61 anos; e 3% têm idade acima de 62 anos.

Outra informação do presidente do Interlegis é a de que o salário médio dos vereadores no país é de R$ 450,00. Efraim Morais explicou que essa é basicamente a remuneração paga nos municípios pequenos e médios. Quando a pesquisa concentra-se no universo dos grandes municípios brasileiros, a média salarial dos vereadores aumenta para R$ 1.700,00.

Ao falar dos recursos destinados a esse censo, Renan Calheiros explicou que 50% das despesas foram pagas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, enquanto o Senado despendeu a outra metade. Também disse que nem o IBGE dispunha até agora de um levantamento tão completo sobre as 5.564 câmaras de vereadores brasileiras.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)