Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

12 casos de dengue em Chapadão do Sul

Jovem Sul News - 27 de outubro de 2006 - 19:34

12 casos de dengue em Chapadão do Sul
Saúde


Mosquito da dengue.Com início da temporada das chuvas, a proliferação do mosquito da dengue aumenta. Locais como latas, pneus, pratos sob os vasos de plantas são verdadeiros criadouros, assim como qualquer recipiente com água limpa.

A dengue é uma doença causada por um vírus que é transmitido por um mosquito, o Aedes aegypti. Há 4 tipos diferentes de vírus da dengue. Um indivíduo pode ter até 4 episódios de dengue. O primeiro é sempre na forma de dengue clássica, em geral menos grave, podendo evoluir para dengue hemorrágica, forma mais grave da doença e que exige sempre cuidados hospitalares.

Após picar uma pessoa doente, que está com o vírus no sangue, o mosquito passa a ser um transmissor da doença. A fêmea pica e infecta outras pessoas, geralmente no começo e final do dia.

Em Chapadão do Sul (MS), no ano de 2005 foram registrados três casos suspeitos, porém nenhum confirmado. Neste ano, até o mês de outubro ocorreram 49 casos suspeitos. Foram confirmados 12.

Segundo o supervisor da equipe de controle de vetores, Luiz Simão, o aumento dos casos é devido à grande quantidade de pessoas que visitam as cidades de Cassilândia, Paranaíba, Três Lagoas e Campo Grande, que apresentam números altos de casos de dengue, trazendo o vírus a Chapadão do Sul.

Simão pede para toda a população realizar uma inspeção completa em suas residências e locais de trabalho para identificar e eliminar potenciais criadouros do mosquito da dengue.

Na manhã desta quinta-feira, 26 de outubro, a equipe de controle de vetores, composta por nove agentes de campo, começou a primeira etapa de pulverização na cidade.


Fonte: Jovem Sul News (Marcos Scheer)

SIGA-NOS NO Google News