Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

100 dias : Secretaria de Saúde

13 de abril de 2005 - 12:46

Genivaldo Nogueira
Genivaldo Nogueira

O secretário de Saúde do Município Lázaro Antôniopresta contas dos 100 dias de administração.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE.

Prestação de Atividades

· Realização de corte referente a 30% das despesas principalmente relacionadas a gastos com combustível e referenciamento para fora do município, onde ficou determinado que as viagens para Rio Preto e Barretos, serão realizadas pelo ônibus com duas (02) viagens semanais, fora esses dias, somente casos de urgência e emergência.
· Padronização dos Horários de atendimentos de todos os Estabelecimentos de Saúde
Com atendimento das 6:00 às 10:00 e das 12:00 às 16:00.
· Realização de Escala de Férias para funcionários das UBS da Saúde.
· Reunião para pactuação da PPI-VS e Atenção Básica e participação da comissão Intergestores Biparte com eleição para Presidente da Região do Bolsão do Secretário de Saúde de Cassilândia - MS, e eleição para suplente na Comissão Intergestores Bipartiste, realizado na cidade de Campo Grande.
· Reestruturação do Convênio com a Santa Casa de Misericórdia de Cassilândia, com plantão 24 horas.
· Compras de medicamentos emergenciais para atendimento da Farmácia e materiais de consumo das UBS.
· Reunião de planejamento estratégico para definição das principais ações a serem desenvolvidas na área de saúde no período de 2005 a 2008 com Dr. Rivaldo Venâncio, junto com as principais coordenações de saúde. Presença de vinte (20) pessoas relacionadas a área de Saúde.
· Contratação de uma Consultoria Sob responsabilidade do Dr. Rivaldo Venâncio
Para acompanhamento de planejamento, projetos relatórios, palestras e todas as atividades da Secretaria Municipal de Saúde.
Onde foi realizado diversas reuniões entre Secretario de Saúde, Consultoria e Assessoria para realização do Relatório de Gestão referente a 2004 e plano Municipal de Saúde referente a 2006 a 2009.
· Reunião entre bioquímicos e farmacêuticos, para ampliação dos atendimentos de exames laboratoriais.
· Nomeação do Dr. Linauer Cardoso como Responsável pelo Laboratório do Município.
· Renovação do convênio com Fonoaudiólogo para atendimento no centro de Saúde.
Contratação de um (01) médico Ginecologista para atender toda demanda referenciada das UBS.
Contratação de um (01) médico Cardiologista para atender toda demanda referenciada das UBS, e realização dos exames de eletrocardiologia.
Contratação de dois (02) médicos para atendimento de cirurgias eletivas, em toda demanda referenciada das UBS.
Convênio com dois (02) médicos oftalmologista Dra Helenice e Dr. Sérgio,
Contrato com médico neurologista Dr. Marcelo, para atendimento na UBS de Cassilândia, e exame de eletroecelafograma.
· Aquisição de medicamentos para atendimento Trimestral, com aumento de três (03) vezes a mais em relação à gestão anterior.
· Organização com inclusão, exclusão e alteração do cadastro das FCS, dos médicos, prestadores de serviços ao SUS, incluindo captação de recursos financeiros do Ortopedista que não estava cadastrado na devida especialidade.
· Elaboração, aprovação da implantação do projeto do Centro de Fisioterapia, com cedência do antigo prédio da CASSEMS para o Município. Onde já está sendo realizada a reforma do prédio.
· Encaminhamento ao Ministério da Saúde para proposta de projeto de Micro Ônibus, emenda Ramez Tebet, e encaminhamento para aquisição de materiais permanentes ao ministério emenda Antonio Cruz.
· Renovação de convênios:
- Hospital de BASE, Hospital do Câncer, Hospital Psiquiátrico, Dr. Moacir psiquiatra do Hospital Bezerra de Menezes.
- Renovação do contrato Aguinaldo Silva para serviços do Ônibus para transporte de duas (02) vezes por semana, para cidade de Rio Preto e Barretos.
· Contratação de uma enfermeira com 40 hs. semanais para coordenar o Programa das Unidades Básicas de Saúde da Família.
· Conserto de um (01) consultório odontológico que estava parado no deposito da Secretária Municipal de Saúde com destino a UBS Indaiá do Sul.
· Realização de Reunião entre Prefeito Municipal e Secretário de Saúde com Agentes comunitários de Saúde.
· Realização de Reunião entre Prefeito Municipal e Secretário de Saúde com Médicos do município.
· Realização de Reunião entre Secretário Municipal de Saúde e enfermeiras das UBS.
· Realização de Reunião entre Secretário Municipal de Saúde e Agentes de Saúde.
· Realização de uma semana de divulgação e inscrição para processo seletivo dos ACS, com 668 inscritos para a prova de seleção.
· Elaboração e aprovação do projeto de Implantação ao Centro de Atendimento Psico-social, com contratação de uma coordenadora psicóloga com 40 hs. semanais.
· Encaminhamento da equipe para curso na cidade de Campo Grande da equipe que atuará no Centro de atenção Psico-social do município de Cassilândia.
· Escolha da Casa onde será implantado o Centro de Atendimento Psico-social.
· Reuniões periódicas do Conselho Municipal de Saúde, onde no mês de Março foi eleito os novos conselheiros do município para gestão 2005 a 2007.
· Reestruturação do programa dos Agentes Comunitários de Saúde, elevando o município ao teto máximo de cinqüenta e duas (52) ACS, unificando ao Agente de Saúde. Onde cada agente será responsável pelo mínimo de 150 famílias.
· Criação da supervisão de Campo para o trabalho do Agente Comunitário de Saúde. Desenvolvida e desempenhada por cinco (05) Agentes de Saúde Federais, sob a coordenação do Hussel Benedito Salles.
· Curso de um (01) semana de capacitação para Agentes Comunitários de Saúde, sob a coordenação da auditora Eni.
· Confraternização e entrega de certificados de participação aos cinqüenta e um (51) ACS e entrega de duas (02) camisetas de uniformes durante a realização do evento.
· Aquisição de três (03) computadores implantação dos serviços de informática no município. Com diversas reuniões entre analistas de sistemas e funcionários da Secretária Municipal de Saúde.
· Palestra para médicos e enfermeiras do município com Dr. Rivaldo Venâncio, sob os indicadores dos Exames alterados do IPD-APAE, presença de quinze (15) pessoas.
· Reunião entre Secretário de Saúde e Deputado Paulo Correia, na cidade de Campo Grande com agendamento prévio na Governadoria do Estado, para tratar de assuntos referentes a Saúde do Município, onde foi agendado, Reunião com o Secretário do Estado de Saúde.
· Reunião com Coordenação da Saúde do Trabalhador do Estado, para implantação do projeto Sentinela em Cassilândia, onde o projeto conta com um orçamento de 240.000,00 por ano.
· Elaboração e aprovação da proposta de implantação dos Serviços de Prevenção e Assistência especializadas as DST’/AIDS. Dentre os setenta e oito (78) município, Cassilândia foi o único a elaborar o projeto.
· Na reunião entre Secretário de Estado, o Secretário de Saúde do Município, e Deputado Paulo Correia, foi entregue um oficio contendo as principais prioridades do Município.
· Setor de transporte
- Vinte e seis (26) viagens de ônibus Rio Preto e Barretos, levando em média quarenta e oito (48) passageiros por viagem;
- Oito (08) viagens para Ribeirão Preto - Hospital das Clínicas;
- Quarenta (40) viagens para Campo Grande, levando em média duzentos e oitenta (280) pacientes para serviços ambulatoriais em diversas especialidades de média e alta complexidade;
· Doações para de passagens e pacientes carentes que tem que realizar seu tratamento fora do domicilio.
· Vários atendimentos urgências e emergências, para outros municípios e Estados, levados por nossas ambulâncias, sendo acompanhamento por uma (01) enfermeira do município.
· Conserto do motor e outras partes de mecânicas da Kombi, motor da Kombi e Currie que encontravam fundidos, em péssimo estado de mecânica. Dentro os quais também está sendo realizada a funilaria da Parati.
· A moto XL 125 se encontrava em péssimo estado de mecânica, sem partes elétricas, pneus gastos e outras coisas, da qual já foi recuperada e se encontra em funcionamento.
· Troca de todos os pneus das duas (02) ambulâncias, pois os mesmos se encontravam gastos.
· Carros com documentações vencidas.
· Realização de convênio com empresa de Celular Vivo, com objetivo de reduzir custos, e aumentar a qualidade no trabalho dos motoristas.


Trimestre de 2005 comparados com o trimestre de 2004.

Total geral de consultas 20044898 20056862
Média de consultas
+Encaminhamentos Qtde. 297 198

Visitas domiciliares- Médicos Qtde. 146 181

Visitas domiciliares- Enfermeiras Qtde. 370 552

Visitas Outros Prof. Dentista Qtde. 90 99

Visitas Auxiliar de Enfermagem Qtde. 418 452

Visitas ACS Qtde. 8386 12.735























SIGA-NOS NO Google News