Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

10 passos para você merecer aquela promoção

Vagas.com.br - 05 de outubro de 2015 - 14:00

Se você anda sonhando com uma promoção, mas ainda não sabe como fazer com que ela aconteça, confira as dicas de Halina Matos, gerente da área de desenvolvimento e carreira da DMRH. Vamos lá:

1 – Em primeiro lugar, Halina recomenda que você assuma uma “atitude de dono”. Isso significa otimizar todos os recursos que puder e sempre buscar novas oportunidades de geração de receita.

2 – Para merecer uma promoção também é recomendável que você mande a preguiça para bem longe. “Seja o mais produtivo possível, acorde mais cedo, não deixe de realizar mesmo as atividades menos prazerosas e cumpra prazos apertados”, sugere a especialista.

3 – Mais uma boa estratégia é buscar atividades que vão além das que você habitualmente realiza. A dica é trabalhar com foco e dedicação compatíveis com o salário e o cargo que deseja conseguir.

4 – Por falar em cargo, é essencial que você tenha clareza do cargo para qual quer ser promovido. “Busque conhecer profissionais que ocupam posições semelhantes para ter certeza de que é uma opção alinhada ao seu plano de carreira”, recomenda.

5 – Lembre-se também de checar as práticas de promoção da sua empresa. Você pode obter informações no RH sobre plano de carreira, por exemplo. Fique atento também aos fatores que levaram à promoção de pessoas recentemente.

6 – Conversar com seu chefe sobre seus planos de crescimento também pode ser uma boa ideia. Dependendo da relação que vocês tenham – e da disposição dele em ajudar – você pode pedir sua orientação para alcançar a promoção.

7 – “Aproveite bem os feedbacks recebidos”, diz Halina. Por meio dessa ferramenta você pode traçar com seu chefe um plano de ação para atingir mais rápido os seus objetivos

8 – A oitava dica é, claro, entregar resultados. Sem isso, dificilmente você justificará uma promoção, mesmo que o cenário econômico lhe dê as mais variadas e convincentes justificativas. “Não dá para pedir promoção só demonstrando empenho, sem desempenho”, afirma. “Também não dá para pedir promoção ou aumento só porque o colega ganha mais ou porque você está precisando de dinheiro.”

9 – Vá com calma. Segundo a especialista, o tempo médio que o profissional precisa para conseguir se estabilizar em uma posição e adquirir a experiência desejável para alcançar novos cargos é de dois anos. “Isso não significa que uma proposta de promoção não possa acontecer antes ou depois desse período”, afirma ela.

10 – Tenha bom senso. Pedir uma promoção ou um aumento é sempre uma questão delicada, principalmente em tempos de crise. “É importante estar preparado para falar sobre seu desempenho, os resultados que efetivamente entregou e o impacto deles nos negócios da empresa”, afirma a especialista. “No entanto, mesmo que você tenha motivos válidos para pedir aumento, se a empresa estiver reduzindo custos, revendo investimentos e apertando os cintos, é melhor esperar um momento mais favorável para fazer o pedido.”

SIGA-NOS NO Google News