Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

1/3 das prescrições são desnecessárias, afirma pesquisa

180 Graus - 02 de agosto de 2016 - 09:30

Segundo estudo publicado no JAMA (Journal of American Medical Association), 1/3 das prescrições de antibióticos orais, realizadas em ambulatórios nos EUA, para tratamentos de infecções respiratórias, são consideradas inapropriadas.

Estas prescrições inadequadas estimulam o aumento de bactérias resistentes, que atualmente infectam cerca de 2 milhões de americanos ao ano, levando a 23.000 mortes anuais, segundo fontes do CDC (Centers for Disease Control and Prevention).

Embora não tenhamos estatísticas recentes no Brasil, estes dados certamente ainda são muitos piores, pois, embora a venda de antibióticos somente possam ser realizadas com prescrição médica, o que pelos dados americanos já não representam a garantia de um uso racional, ainda é possível comprar antibióticos em farmácias do interior do nordeste e até mesmos nas capitais sem nenhuma prescrição, inclusive com venda de frações das embalagens.

É importante lembrar que antibióticos não matam bactérias prejudiciais e sim bactérias sensíveis. Logo, quando se utiliza um antibiótico, quer seja da forma adequada ou não, ocorre uma seleção de nossa flora bacteriana oral, intestinal e vaginal, que forma grande parte de nosso sistema de proteção, nos deixando mais suscetíveis a uma infecção por diminuição das defesas.

Um estudo realizado ainda em 2002, em um ambulatório de uma capital brasileira, em culturas da flora bacteriana da garganta de crianças que procuravam atendimento médico, demonstrava que aproximadamente metade das crianças já possuíam em suas gargantas bactérias resistentes a sulfametoxazol, um antimicrobiano muito utilizado à época.

Os antibióticos são excelentes medicamentos, mas necessitam de indicação precisa, e criteriosa para que possam ser ainda utilizados na plenitude de sua capacidade e de seus benefícios. O uso indiscriminado, além de desnecessário, pode causar prejuízos ao paciente e à população de forma geral, através de um aumento da resistência bacteriana.

SIGA-NOS NO Google News