Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Turista israelense baleada em Olinda recebe alta médica

Márcia Wonghon / ABr - 09 de março de 2004 - 14:33

Depois de 13 dias de internação no Hospital Esperança, a turista israelense Moran Bomflek, de 21 anos, recebeu alta médica. Ela teve o pulmão, o coração e o baço atingidos por uma bala perdida, quando brincava o Carnaval em Olinda, em companhia de amigos. E foi transferida do Hospital da Restauração, onde recebeu os primeiros socorros: um procedimento raro de estimulação do coração fora do corpo, por meio de massagem manual realizada pelo médico João Veiga.

De acordo com o cirurgião cardiovascular Pedro Salerno, da equipe que atendeu a jovem no Hospital Esperança, ela ainda precisa de cuidados e passará duas semanas em um hotel de Recife, antes de retornar para Telaviv, em companhia dos pais.

O cardiologista explicou que Moran recuperou a função do ventrículo direito, comprometida pelo trauma, está em fase de cicatrização do ferimento pulmonar e necessita de fisioterapia respiratória. Sobre a retirada do baço, Salerno informou que o risco maior de infecção ocorre nos primeiros meses, mas que no caso de Moran, ela tomou as vacinas e não terá problemas, pois a função de produzir e destruir células será assumida por outros órgãos. O médico disse ainda que a paciente poderá em breve "levar uma vida normal, praticar esportes e ter filhos".

Os pais de Moran reconheceram que a filha foi vítima de uma fatalidade e agradeceram a solidariedade demonstrada pela comunidade judaica e pelo povo brasileiro. E contaram que a filha pretende estudar artes quando retornar a Israel.

SIGA-NOS NO Google News