Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

31/01/2015 15:04

Saiba mais sobre os benefícios dessa raiz encontrada em várias partes do Brasil

Agência do Rádio

 Mandioca, macaxeira ou aipim. Essa raiz é facilmente encontrada no Brasil e está presente na mesa de muitas famílias que vivem no país. Saborosa, a mandioca é rica em carboidrato, proteína, fibras, cálcio, potássio e fósforo, além de ser uma ótima fonte de energia. É o que explica a nutricionista do Hospital Federal Cardoso Fontes do Rio de Janeiro, Maria Valéria Fontoura.

"Ela tem carboidrato, proteínas e fibra, cálcio, o potássio, rica em fósforo, vitaminas do complexo B para a saúde da pele é muito boa, e o valor energético dela é muito bom. Ela está sendo muito usada como substituto da farinha de trigo, porque ela vai ter uma rápida absorção, ela tem vitaminas, tem minerais, não é refinada, é uma raiz, é natural, tem fibras que ajuda essa digestão até ser mais rápida, inclusive com o índice glicêmico menor do que o da farinha de trigo".

 A cabeleireira,Valda Ferreira, conta quais são as formas de preparo que ela escolheu para consumir a mandioca.

"Eu tenho costume defazer os bijus para tomar café da manhã e o bolo da mandioca e tenho também costume de fazer na costela, que se chama vaca atolada, que é para servir no almoço ou na janta. Ela é forte para alimentação, ela é nutritiva. Sempre costumo fazer sim".

A nutricionista do Hospital Federal Cardoso Fontes do Rio de Janeiro, Maria Valéria Fontoura, dá algumas dicas para a Valda e para todas as pessoas consumirem a mandioca de forma saudável.

"Ela pode ser substituída, por exemplo, pelo pão. A gente pode fazer bolo, tapioca, bolinha, na alimentação substituir pelo arroz, pelo macarrão, pode fazer sopa, fazer um 'escondinho' com uma proteína também, pode fazer um purê. Pão de queijo, mingau, angu, várias preparações saudáveis, porque a gente sabe que está usando um alimento natural, uma raiz com vitaminas minerais e fibras. Então nós temos varias opções de um alimento, uma raiz, com vários nutrientes aproveitáveis para o nosso organismo".

Para saber mais sobre as propriedades e os benefícios da mandioca na alimentação, consulte na internet o Guia Alimentar do Ministério da Saúde. O endereço da página é: www.saude.gov.br

Reportagem, Karina Chagas

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)