Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

26/08/2014 15:03

Reações Orgânicas aos Problemas?

Samir Tannous - Acupunturista

O "Estresse" é o resultado de uma reação que o nosso organismo tem quando estimulado por fatores externos desfavoráveis. A primeira coisa que acontece com o nosso organismo nestas circunstâncias é uma descarga de adrenalina no nosso organismo, e os órgãos que mais sentem são o aparelho circulatório e o respiratório.

No aparelho circulatório a adrenalina promove a aceleração dos batimentos cardíacos (taquicardia) e uma diminuição do diâmetro dos vasos sangüíneos periféricos. Assim, o sangue circula mais rapidamente para uma melhor oxigenação, principalmente, dos músculos e do cérebro já que ficou pouco sangue na periferia, o que também diminui sangramentos em caso de ferimentos superficiais.

No aparelho respiratório, a adrenalina promove a dilatação dos brônquios (broncodilatação) e induz o aumento dos movimentos respiratórios (taquipnéia) para que haja maior captação de oxigênio, que vai ser mais rapidamente transportado pelo sistema circulatório, também devidamente preparado pela adrenalina.

O “estresse” comumente ataca o sono. Uma noite mal dormida é a certeza de um dia bem mais angustiante do que poderia ser. Isso sem falar no cansaço subsequente. A queda de cabelos excessiva é um parâmetro a ser observado. Algumas pessoas ainda podem manifestar sequencialmente a caspa e seborréia.

Erupções cutâneas sem causa aparente é mais comum em jovens e adolescentes.

A psoríase é uma patologia comumente associada e costuma regredir sozinha quando o estresse é controlado. Os chamados "tics" nervosos e os bastante comuns T.O.C.s (transtorno obsessivo compulsivo) são elementos integralmente associados ao stress em sua manifestação mais alta. Quando ocorrem, a mente do paciente já se encontra em um estágio de recuperação bem mais cuidadosa.

Quando o perigo passa, o nosso organismo pára com a super produção de adrenalina e tudo volta ao normal. No mundo de hoje as situações não são tão simples assim e o perigo e a agressão estão sempre nos rodeando. Por isso a reação do organismo frente ao estresse é de taquicardia, palidez, sudorese e respiração ofegante. Pode haver também um descontrole da pressão arterial e provocar um aumento da pressão a níveis mais elevados, mas não significa obrigatóriamente que a pessoa seja hipertensa.

Medidas para combater o "Estresse"

O combate ao estresse não é fácil, mas existem algumas medidas que aliviam e podem ajudar muito. Quaisquer que sejam as medidas indicadas, o reconhecimento do problema é o primeiro passo para a cura. A partir de então programe o que fazer, o importante é buscar mudanças.

• Faça exercícios físicos ou pratique esportes regularmente. Abaixa a pressão e alivia as tensões causadas.

• Procure se dedicar a um “hobby” ou um passatempo, uma atividade de entretenimento certamente servirá de adjuntório para os casos em tela.

• Controle a sua alimentação, melhorando seus hábitos, diminuindo o consumo de bebidas alcoólicas e se possível abandonando o tabagismo

• Procure conversar mais com as outras pessoas, melhore o seu relacionamento, isto vai aliviar as tensões e oxigenar seu círculo de amizades.

• Procure sair de férias, se for possível, e altere os sentidos das preocupações.

A Acupuntura e o Stress

A acupuntura é velha conhecida nos tratamentos antiestresse.
A técnica das agulhas distribui melhor o fluxo sanguíneo, relaxa a musculatura, acalma a mente e nutre componentes vitais que acabam por quebrar o ciclo vicioso da sequência sintomática. O tratamento com acupuntura nesses casos requer um acompanhamento mais prolongado.
Pacientes com história de stress costumam ser rebeldes inclusive aos tratamentos propostos. É importante salientar que o paciente com stress busca auxílio na acupuntura muitas vezes sem dar crédito à sua eficiência, e isso é mais um fator prejudicial. Uma sessão de 10 minutos de shiatsu (massagem oriental) ao término da acupuntura é uma boa pedida para acabar de relaxar um corpo que, com certeza, está todo contraturado.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)