Cassilândia, Segunda-feira, 08 de Março de 2021

Últimas Notícias

15/01/2021 15:00

"Queijo Cabacinha" vira patrimônio cultural de Goiás

De origem italiana, começou a ser fabricado com leite cru para povos nômades; e o seu nome na sua região de origem é 'Caccio Cavalo', devido ao modo como é deixado para secar.

Governo de Goiás
Iguaria, que recebe esse nome devido ao formato que possui após ser amarrada e pendurada para secar, é tradicionalmente produzida na Região do Araguaia. (Foto: Reprodução)Iguaria, que recebe esse nome devido ao formato que possui após ser amarrada e pendurada para secar, é tradicionalmente produzida na Região do Araguaia. (Foto: Reprodução)

O governador Ronaldo Caiado sancionou a Lei nº 20.963, que declara Patrimônio Cultural do Estado de Goiás o "Queijo Cabacinha", produzido tradicionalmente na região do Araguaia. A matéria foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (14/01) e é de autoria do deputado Eduardo Prado.

A alegação para a declaração como Patrimônio Cultural do Estado de Goiás é que essa certificação dará reconhecimento a esse saber único e também à região onde surgiu o "Queijo Cabacinha", que já ganhou o Brasil e o mundo, e que certamente protegerá tanto os produtores rurais que detêm essa técnica de produção quanto o produto.

A iguaria recebe esse nome devido ao formato que ela possui após ser amarrada e pendurada para secar. O "Queijo Cabacinha" é de origem italiana, e começou a ser fabricado com leite cru para povos nômades, e o seu nome na sua região de origem é 'Caccio Cavalo' devido ao modo como é deixado para secar.

O "Queijo Cabacinha do Araguaia" já apresenta o diagnóstico de Indicação Geográfica pelo Sebrae IG). Esse selo é uma designação que identifica um produto ou serviço como originário de uma área geográfica delimitada, determinada qualidade, reputação e outras características atribuídas a essa origem geográfica e tem por objetivo agregar valor ao produto e proteger a região produtora.

Este patrimônio da cultura goiana é produzido há quase um século nos municípios de Mineiros, Santa Rita do Araguaia, Portelândia, Doverlândia e Perolândia.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 07 de Março de 2021
Sábado, 06 de Março de 2021
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)