Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Quantas cesarianas uma mulher pode fazer com segurança?

Abc Med - 23 de maio de 2016 - 13:00

Embora não haja pesquisas suficientes para determinar um limite exato para a repetição de cesarianas em uma mesma mulher, a maioria das mulheres pode seguramente ter até três partos cesáreos. Cada cesárea geralmente é mais complicada que a anterior.

Para algumas mulheres, o risco de complicações cirúrgicas - como infecção ou sangramento intenso - aumenta apenas ligeiramente de uma cesárea para a seguinte. Se você tiver um trabalho de parto longo e difícil antes de sua primeira cesárea, uma repetição deste procedimento cirúrgico pode ser o mais adequado a fazer. O processo de recuperação vai demorar mais se você desenvolver complicações.

Para outras mulheres, tais como aquelas que têm cicatrizes significativas ou aderências no útero, o risco de cada cesárea aumenta substancialmente.

As principais preocupações com a repetição de cesáreas incluem:

Problemas com a placenta. Quanto mais cesáreas você teve, maior o risco de desenvolver problemas com a placenta - como quando a placenta se implanta muito profundamente e firmemente à parede do útero (placenta acreta) ou quando a placenta cobre parcial ou completamente a abertura de colo do útero (placenta prévia).
Lesões da bexiga. Lesões da bexiga são mais prováveis com a repetição de cesáreas. O aumento do risco é provavelmente devido à cicatrização - com o tecido que se desenvolveu depois do parto cesáreo anterior, formando uma ligação da bexiga com o útero.
Sangramento intenso. Uma hemorragia intensa é possível depois de qualquer cesariana. O risco de sangramento grave é proporcionalmente maior de acordo com o número de cesáreas anteriores. A necessidade de uma histerectomia - remoção do útero - para controlar o sangramento, com risco de vida, também aumenta com o número de repetição das cesarianas.
Enfraquecimento da parede uterina. Cada incisão uterina deixa um ponto fraco na parede uterina. Isso pode interferir nas gestações futuras.

Além de três cesarianas, os riscos cirúrgicos devem ser cuidadosamente ponderados avaliando-se o desejo de gestações subsequentes.

SIGA-NOS NO Google News