Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

01/05/2016 12:30

“Pílula do câncer não é milagrosa”, diz médico

EPharma Notícias

Ela começou a ser estudada no fim dos anos 80, pelo então professor do Instituto de Química de São Carlos, Gilberto Chierice. A fosfoetanolamina sintética já foi distribuída gratuitamente, banida, produzida só sob ordem judicial e, agora, seu uso foi autorizado por lei (leia mais abaixo).

Todo esse processo é enxergado como alarmante pela comunidade científica: “A ‘fosfo’ não passou pelas etapas necessárias de pesquisa clínica e farmacêutica, portanto, não há como dizer se ela funciona”, diz o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Mauro Aranha.

A pílula agiria “marcando” as células cancerosas para que o próprio corpo, através do sistema imunológico, as eliminasse. Isso só é possível porque essas células são anaeróbicas (não utilizam oxigênio), o que significa que as mitocôndrias, que realizam a respiração celular aeróbica, estão inativas. A fosfoetanolamina ativaria as mitocôndrias, sinalizando a presença da célula defeituosa no organismo. Assim, o sistema imunológico entraria em ação, estimulando a apoptose, um tipo de morte celular.

Segundo Eládio Amorim, taxista de Recife, foi isso que fez a sua esposa, Alda de Souza, apresentar uma melhora significativa. No começo de 2014, ela foi diagnosticada com um carcinoma mamário já em estágio avançado. Em maio do mesmo ano, ela já não respondia mais à quimioterapia, e, em julho, fez uma mastectomia. O marido, em pesquisas, descobriu a fosfo, nome pelo qual a substância é popularmente chamada: “Contratei uma advogada em São Paulo que deu entrada no processo para obtermos a pílula. 15 dias depois o remédio chegou”. Durante os 15 dias de espera, ele afirma que os médicos foram categóricos. “Eles disseram que não tinha mais o que fazer, o câncer tinha entrado em processo de metástase. Já tinha ido para a garganta dela, ela não respirava direito, não falava direito, não comia mais”.

De acordo com o taxista, a melhora de Alda já era nítida três dias após o início do tratamento com o novo remédio. “Ela voltou a comer, saiu da cama, até andou de bicicleta. Ficou cheia de vigor”, afirma. Depois da primeira remessa, que durou um mês, eles não conseguiram mais pílulas, mesmo com a ordem judicial. Eládio relata que o câncer voltou com tudo e, em dezembro, Alda morreu.

“A ciência não conhece tudo sobre o câncer, há casos em que a doença pode não progredir, e isso se confunde com “ela não progrediu porque usou o remédio”. Isso não é necessariamente verdade”, comenta Mauro Aranha. Como o remédio não foi testado em humanos, não se conhece o seu nível de toxicidade e se ele realmente é superior a outras drogas. “Um outro problema é que não sabemos qual relação medicamentosa pode se estabelecer entre a fosfoetanolamina e as drogas convencionais”, explica.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)