Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Páscoa sem grana: o que fazer?

Erica Almeida - 30 de março de 2015 - 16:27

Especialistas dão dicas de como aproveitar a data para explicar às crianças sobre educação financeira, bem como sobre o significado real da comemoração

A Páscoa está chegando e junto com a data vem o pensamento: como conciliar celebração e orçamento? Se a situação financeira não é das melhores, talvez seja o momento de aproveitar para introduzir aos pequenos algumas lições de educação financeira. Segundo a professora de Economia da Unime, Almerinda Gomes, especialistas defendem a ideia de que a partir dos três anos já é possível dar aos filhos noções acerca da importância monetária. "É necessário mostrar às crianças que o dinheiro é fruto do trabalho dos pais, que não é algo infinito e, por essa razão, não se pode comprar tudo que se deseja", afirma.

Para o docente do curso de Psicologia da Unopar, Marcio Neman, a problemática que envolve a compra do ovo de páscoa vai além da questão da data comemorativa. "Comprar um ovo reflete uma questão contemporânea maior, que diz respeito à maneira como as famílias constroem valores a partir do exercício exacerbado das mídias para a venda em grande escala", afirma. Assim como o natal, ambas as datas cristãs são vistas como momento obrigatório para comprar e oferecer algo às pessoas, segundo Márcio. "Dessa maneira, o que afeta, realmente, não é o fato da ausência do símbolo durante a comemoração, mas sim como os pais lidam com a questão do consumismo, com a gratificação pelas ações de esforço e cumprimento do papel de filho e, principalmente, como a família lida com a frustração da criança de não conseguir um ovo de páscoa grande e contendo o seu personagem de desenho preferido", ressalta.

E se não tiver ovo?
É possível que as crianças fiquem frustradas por não ganhar o ovo que querem ou, ainda, ovo algum. Porém existem formas de minimizar e acabar com esse sentimento. Para os docentes do curso de Psicologia da Unime, Robson Araújo e Regina Alonso, é necessário que os pais conversem com os filhos sobre como é possível fazer referência à Páscoa, sem necessariamente ganhar um ovo. "Existem outras formas de fazer menção à celebração sem utilizar especificamente esse símbolo", afirma Regina.

Para Almerinda, uma forma de lidar com essa situação é ensinar a criança a fazer um ovo de chocolate caseiro, como forma de ajudá-la a economizar a mesada no período. "Uma boa estratégia é separar a quantia equivalente ao preço do ovo de páscoa de marca e levar a criança para gastar toda esta quantia comprando os apetrechos e ingredientes necessários para produzir os ovos (inclusive brinquedinhos plásticos). Em seguida, os pais podem ensiná-la a fazer em casa todos os ovos possíveis com os ingredientes adquiridos. A criança vai ver que, com a mesma quantia de dinheiro, ela conseguirá fazer uma quantidade muito maior de ovos de chocolate, com os quais poderá presentear a professora, a babá e os amigos. Além de se divertir à beça, ela vai sentir orgulho de sua produção e receber aulas de educação financeira", relata.

Robson e Regina também apostam na realização de atividades voltadas à criação de objetos que simbolizem a Páscoa para aproveitar a data. "Esse tipo de ação é mais significativa para o desenvolvimento da criança, além de trabalhar aspectos cognitivos, psicomotores, afetivos dentre outros", ressalta Robson.

Fazendo em casa
Àqueles que não conseguem abrir mão do chocolate nessa data, mas que precisam economizar ou que querem aproveitar a dica da professora Almerinda e colocar as crianças para produzir o próprio ovo, o chef e docente do curso de Gastronomia da Unic, Justino Moreira Neto, ensina uma receita prática e gostosa de ovo de páscoa caseiro.

Ovo de Páscoa Caseiro

Ingredientes

250g chocolate ao leite
250g chocolate meio amargo
1 forma para ovos de páscoa de 500g
1 espátula de silicone /ou colher de pau
1 tigela de vidro/ ou assadeira

Preparo
Coloque a forma para ovo de páscoa, ainda vazia, na geladeira para que fique gelada. Pique os chocolates em pedaços pequenos para facilitar o derretimento e separe-os em três partes iguais. Derreta duas partes do chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. O chocolate não pode ter contato com água ou vapor d'água. Em caso de derretimento utilizando o micro-ondas, redobre a atenção para que o chocolate não queime.

Derreta o chocolate aos poucos e tome cuidado para não esquentá-lo em demasia. (A água do banho-maria deve esquentar, sem ferver. Desligue o fogo para depois começar a derreter o chocolate). Se for fazer no micro-ondas, esquente por 30 segundos, em potencia médio-alta (90). Mexa e, caso necessário, coloque o chocolate por mais 30 segundos.

Mexa constantemente com a espátula de silicone até que o chocolate esfrie e fique brilhante (a temperatura ideal é de 26° - ponha um pouco de chocolate na parte inferior do lábio e sinta morninho). Nesse momento, coloque o chocolate na forma de ovo da páscoa. Recheie os ovos. Molhe as mãos na água gelada, seque-as e coloque o chocolate derretido na forma para ovo de páscoa que estava na geladeira. Pegue-a e vá virando para ocupar todo o espaço da forma. Coloque bastante chocolate e depois vire para que o excesso escorra.

Com uma colher, coloque o chocolate no molde de PVC. Leve à geladeira com o buraco do molde para baixo em bandeja forrada com papel manteiga, para escorrer o excesso do chocolate. Coloque na geladeira por 1 ou 2 minutos e depois volte a colocar outra camada fina de chocolate. Você vai repetir este procedimento quantas vezes forem necessárias para que o chocolate fique na espessura que você desejar. Quando terminar de fazer as camadas, deixe na geladeira por 2 ou 3 minutos ou até que se verifique que o molde ficou opaco. Retire e desenforme. O tempo na geladeira também varia de geladeira para geladeira, por isso, acompanhe o chocolate para que não manche.

Depois desse tempo o ovo se soltará do molde sem precisar fazer pressão na forma.É importante ter cuidado para não deixar a marca de dedos no ovo. Use uma luva para pegá-los. É interessante fazer todo este serviço à noite quando a temperatura da sua cozinha está mais fresca.

Dicas do Chef
O chocolate em barra é facilmente encontrado em distribuidoras de doces ou casas/lojas de produtos culinários para confeitaria/festas. A sugestão é derreter o chocolate meio a meio (em sabores) ou duas partes de chocolate ao leite para uma parte de chocolate amargo. O chocolate amargo tem menos manteiga de cacau. Então ao adicionar chocolate amargo você está na verdade fazendo um ovo com menos manteiga de cacau. Desta forma, seu ovo derreterá com menos facilidade depois de pronto.

Não utilize recheios gelados, pois provocam rachaduras e manchas no chocolate. Não coloque o chocolate no freezer, porque além de congelar ele tira o brilho do ovo.

Recheio – Trufa de Coco
Leve o leite condensado e o coco ao fogo mexendo sempre até engrossar e começar a desgrudar da panela. Deixe esfriar. Depois de frio acrescente o creme de leite e misture bem. Aplique no ovo.

SIGA-NOS NO Google News