Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Novas placas para veículos chegam em 2012

Agência do Rádio - 05 de agosto de 2011 - 08:41

As novas placas para veículos, com material refletor, chegam em janeiro de 2012. As placas para as motocicletas, além de mais visíveis, vão ser maiores que as atuais. A partir do próximo ano, todos os veículos licenciados ou que mudarem de estado ou com a placa em mau estado de conservação vão ter que trocar a chapa. Segundo o diretor do Denatran, Departamento Nacional de Trânsito, Orlando Moreira da Silva, o objetivo dessa mudança, especialmente no caso das motocicletas, é facilitar a fiscalização.


\\\"O benefício é para a fiscalização, ou seja, hoje a placa da motocicleta, muitas vezes o tamanho dela dificulta que um agente de trânsito, no momento em que ele precisa anotar o número, por exemplo, da placa, o alfa-numérico da placa, no tamanho que existe hoje, ele tem alguma dificuldade. Então nós procuramos dotar a placa da motocicleta do tamanho, ou seja, o que foi possível aumentar. Foi pouca coisa, não aumentou muito. Mas aquilo que foi possível para tornar esse veículo, no trânsito, visível. Pelo menos o número da placa, pra quando necessário, o agente de trânsito anotar o seu alfa-numérico\\\".

Essas novas placas devem melhorar a visibilidade do veículo, tanto em situações adversas como neblina ou chuva, quanto nos casos em que o veículo passa por um radar. Essa mudança também prevê a padronização das letras no sentido de melhorar a diferença entre a letra \\\"O\\\" e \\\"D\\\" e por fim na origem de algumas contestações de multas.

Reportagem, Iuri Guerrero

SIGA-NOS NO Google News