Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

27/06/2016 15:40

Mitos e verdades da H1N1

EPharma Notícias

 

No Brasil, é comum as pessoas chamarem qualquer início de espirros e garganta arranhando de gripe. Há uma banalização do termo gripe. O que na maioria das vezes é um resfriado, ou até mesmo rinite alérgica - que nem é uma doença infecciosa, é chamado popularmente de gripe. Por exemplo, as crianças têm em média oito resfriados no ano, sendo mais comum quando frequentam creches (e podem chegar até 12 recorrências no ano).

Neste ano, a H1N1 se manifestou mais cedo no País (geralmente começa a se manifestar no início do inverno, em junho), e por conta dessa antecipação tem causado grande comoção na população em busca da vacina para prevenção, devido ao número de pessoas contaminadas, mais de mil em todo o Brasil e mais de 150 mortes, segundo dados do Ministério da Saúde. O médico de família e comunidade, membro da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Ronaldo Zonta, desmistifica a H1N1 com as principais dúvidas da população. “Atitudes simples como hábitos saudáveis, evitar lugares fechados e aglomerados, lavar e higienizar as mãos e manter a hidratação com água, são medidas que previnem e tratam a H1N1”, explica Zonta.

Confira mitos e verdades da H1N1:

1. O vírus da gripe comum é o mesmo da H1N1. MITO. O vírus da gripe, influenza, não se manifesta apenas no nariz e garganta e sim em toda a árvore respiratória - na traqueia, brônquios e eventualmente nos pulmões. Portanto, trata-se de uma doença de maior extensão e intensidade, sobretudo para as pessoas debilitadas. Quem morre de gripe são pessoas que apresentam algum tipo de debilidade.

2.Os sintomas da gripe e do resfriado são diferentes. VERDADE. O resfriado comum geralmente apresenta-se com coriza (secreção nasal), nariz entupido e espirros, além da febre baixa (em torno de 37ºC -38ºC), dor ou irritação de garganta que arranha ou arde um pouco, tosse, dores de cabeça e ouvido, rouquidão, perda de apetite, irritação nos olhos, mal-estar ou outros sintomas que duram em média de três a sete dias. Já a gripe inicia-se com febre alta (ultrapassa 38,5ºC), calafrios, seguida de dor muscular/articular, dores de garganta e cabeça, fadiga/indisposição, nariz entupido, espirros e tosse. A gripe deixa a pessoa de cama com dores no corpo, popularmente descritas como quebradeira, sensação de mal-estar muito intensa, cabeça leve. Os sintomas da gripe são mais intensos enquanto que os sintomas do resfriado são mais leves e tem uma menor duração.

3.A melhor prevenção para a gripe e outras doenças é manter-se saudável. VERDADE. Ter hábitos saudáveis, como uma alimentação que inclua diariamente frutas e verduras e evitar os excessos alimentares como consumo de açúcar. Manter-se hidratado, ao consumir água ou sucos naturais. Buscar cultivar sono de qualidade e boas relações familiares e com amigos também contribuem para uma melhor saúde global.

4.Evitar ambientes fechados com muitas pessoas evita a contaminação da H1N1. VERDADE. Se estiver realmente gripado, ou seja, não for um resfriado e sim uma gripe, recomenda-se que a pessoa infectada evite contato próximo com outras pessoas e fique longe do trabalho ou escola até se sentir melhor, o que deve ocorrer em cerca de três a cinco dias. O período mais contagioso, iniciado quando os sintomas aparecem, pode durar até sete dias.

5.Ações como lavar e higienizar as mãos são atos preventivos. VERDADE. Lavar bem as mãos ou higienize-as com álcool gel ao compartilhar utensílios e equipamentos públicos (comércio, bares e restaurantes, aeroporto, terminais, igrejas e todos os lugares com grande circulação de pessoas). Proteger a boca ao tossir - use o antebraço ou lenços de papel descartáveis ao tossir e espirrar; se usar as mãos para tapar a tosse, espirro e limpar o nariz, lave-as para não espalhar o vírus.

6.Não existem medicamentos para tratar a gripe e/ou resfriados. VERDADE. A medicação é somente para aliviar os sintomas. Não utilizar TAMIFLU® ou RELENZA® sem orientação médica para tratar gripe.

7. Medidas simples podem aliviar os sintomas do H1N1 e demais vírus. VERDADE. Hidratar-se com água e sucos naturais ricos em vitamina C (laranja, goiaba, acerola) deve ser recomendado. Para tratar a dor e febre, dê preferência ao paracetamol ou dipirona. Evitar anti-inflamatórios (ibuprofeno, diclofenaco, nimesulida), pois apesar de aliviarem a dor quando mais intensa podem causar efeitos colaterais.

8. Utilizar descongestionante nasal e xaropes auxiliam no tratamento. MITO. Para o nariz entupido e coriza, usar soro fisiológico nas narinas várias vezes ao dia ou solução caseira para o nariz com meia colher de chá de sal em um copo de água morna.

9. A vacina contra a H1N1 é necessária. MITO. A vacina contra o H1N1 é relativamente nova e tem poucos estudos. Ainda há poucas evidências de que a vacinação contra a gripe realmente proteja o indivíduo de complicações da gripe, ou reduza mortes por gripe.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)