Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

"Lama asfáltica" fortalece Reinaldo

Manoel Afonso - 21 de julho de 2015 - 05:03

O eleitor, antes só ligado na Operação Lava Jato e nos seus desdobramentos políticos com chances de impeachment de Dilma inclusive, agora divide a atenção com o noticiário da 'Lama Asfáltica', escândalo genuinamente de nossa terra, mas com aqueles ingredientes utilizados em todo o país.

O episódio – pelos indicativos do noticiário baseado em documentos que embasam os procedimentos judiciais e policiais, atingem principalmente o PR e o PMDB, partidos que detinham o poder do setor de obras da última administração estadual.

Mesmo sem uma avaliação jurídica do caso, mesmo porque não há qualquer sentença judicial, é possível fazer a leitura do que está sendo gravado no imaginário popular a cada pacote de notícias. Nunca é demais lembrar que nosso universo político é pequeno e isso possibilita esse exercício de aferir o comprometimento deste ou daquele personagem.

Neste raciocínio, Giroto e André são atingidos pelo raio do desgaste, visto que a ligação entre ambos na esfera administrativa é antiga e notória. Independentemente do final deste escândalo, os dois já colhem no mínimo dissabores de ordem pessoal e também eleitoral junto a opinião pública.

É neste cenário que a posição política do governador Reinaldo vai se fortalecendo com um discurso coerente com sua postura de administrar - que aliás - vem sendo aprovada nas pesquisas. Ele se apresenta limpo, livre de qualquer acusação desde aquelas eleições onde foi derrotado para a prefeitura de Campo Grande.

Outro fator que acaba colocando o novo governador em situação privilegiada, é a posição delicada do PT em nível nacional. Os próprios petistas locais tem sido cautelosos nas referências à administração estadual, mesmo em temas polêmicos como da cobrança da taxa de vistoria veicular. É possível constatar essa postular cautelar dos petistas na Assembleia Legislativa neste primeiro semestre de governo.

Portanto, até aqui, quem saiu no lucro político destes dois escândalos é justamente quem venceu o PMDB e o PT no pleito de 2016. E se manter a rota, o PSDB aumentará seu cacife eleitoral para as eleições municipais, onde a capital é o principal alvo.

Política é assim, dinâmica e surpreendente.

De leve...

SIGA-NOS NO Google News