Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Informações e curiosidades sobre ejaculação

Abc Med - 03 de junho de 2016 - 14:00

A ejaculação é o ato da descarga de esperma masculino (sêmen), ás vezes explosiva, normalmente transportando espermatozoides a partir do trato reprodutivo masculino.

Qual é o mecanismo da ejaculação?

O precursor usual da ejaculação é a excitação sexual do macho adulto, levando à ereção do pênis. A estimulação sexual do órgão masculino durante a masturbação ou a atividade sexual vaginal, anal ou oral pode fornecer o estímulo necessário para que o homem atinja o orgasmo e a ejaculação.

A ejaculação geralmente ocorre durante o orgasmo provocado por um ato sexual ou outras formas de estimulação, por meios psicológicos ou mesmo espontaneamente, embora nem todas as excitações ou ereções conduzam à ejaculação. Mais raramente, a ejaculação pode ocorrer devido à doença da próstata ou durante o sono (polução noturna).

Ela é o estágio final e objetivo natural de estimulação sexual masculina e um componente essencial da concepção natural. Com relação ao tempo de latência entre a estimulação e a ejaculação intravaginal, os homens costumam atingi-la dentro de cinco a sete minutos após o início da relação sexual, mas um tempo de dez minutos ainda pode ser considerado normal.

A estimulação prolongada, quer através de atividades preliminares do sexo ou durante a masturbação, leva a um aumento do fluido ejaculatório. A quase totalidade dos homens experimenta um período refratário imediatamente após o orgasmo, durante o qual sente uma agradável sensação de relaxamento e são incapazes de ter outra ereção ou de alcançar outra ejaculação.

A maioria das primeiras ejaculações é pobre tanto em quantidade de esperma quanto na qualidade dele. À medida que o indivíduo vai passando pela puberdade, o esperma vai desenvolvendo características mais maduras.

Qual é a fisiopatologia da ejaculação?

Quando o homem alcança um nível suficiente de estimulação, a ejaculação começa sob o controle do sistema nervoso simpático. O esperma (sêmen) então é ejetado através da uretra por contrações musculares rítmicas, geradas pelo músculo bulboesponjoso, sob o controle de um reflexo dos nervos espinhais ao nível da S2, S3 e S4.

Com essas contrações, em número de dez a quinze, pulsos de esperma começam a fluir da uretra até alcançar um pico, a partir do qual começam a diminuir. Uma vez que a primeira contração tenha começado, a ejaculação continuará até a sua conclusão como um processo involuntário que não pode ser interrompido. Com isso coincide o orgasmo masculino, que dura apenas alguns segundos.

Se for emitido fora do corpo humano, o esperma se deteriora rapidamente em 10 a 30 minutos. A ejaculação de um homem sadio varia entre 3,5 e 5,0 ml e tem pH entre 8,1 e 8,4. No total, há 200 a 600 milhões de espermatozoides em cada ejaculação, cerca de 60 a 120 milhões de espermatozoides por ml de esperma.

A condição em que o homem é incapaz de ejacular é chamada anejaculação e aquela condição em que a ejaculação é dolorosa ou desconfortável é dita disejaculação. A ejaculação é dita precoce quando ocorre antes do tempo médio normal. Se um homem é incapaz de ejacular nesse tempo, apesar de seu desejo de fazê-lo, diz-se que há ejaculação retardada ou anorgasmia. Um orgasmo que não é acompanhado por ejaculação é conhecido como “orgasmo seco”. Um volume de esperma anormalmente baixo é conhecido como hipospermia. É normal que a quantidade de esperma em cada ejaculação diminua com a idade.

Não há efeitos prejudiciais à saúde se a ejaculação é pouco ou muito frequente. Alguns pesquisadores sugerem que a ejaculação frequente ao longo da vida (sete ou mais vezes por semana) oferece alguma proteção contra o câncer de próstata.

SIGA-NOS NO Google News