Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

06/01/2013 10:29

Folia de Reis encerra ciclo natalino pelo País

Agência do Rádio

Você sabia que no dia 6 de janeiro, dia dos três Reis Magos, os enfeites natalinos, como as árvores de Natal e os presépios são desmontados? No Brasil, essa tradição é secular e vem acompanhada pela Folia de Reis - festa onde os Reis Magos Baltasar, Melquior e Gaspar,que presentearam o menino Jesus, são homenageados. As comemorações da Folia de Reis acontecem durante o período natalino: do dia 24 de dezembro a 6 de janeiro. Na celebração, foliões vão até as casas dos fiéis e recitam cantos e orações em homenagem aos Reis Magos, ao menino Jesus, a São José e a Virgem Maria. A cidade de Muqui, localizada no sul do Espírito Santo, é conhecida por realizar o Encontro Nacional de Folia de Reis, desde 1950. Ao todo, reúne quase 100 grupos de foliões de todo o País. O aposentado e participante do encontro em Muqui, José Inácio, de 67 anos, fala sobre o significado e o que representa a comemoração para ele e para a maioria dos moradores da cidade.

"Essa festa significa uma grande parte da religião da gente que acompanha a vida de Cristo. Então, dentro da igreja tudo já é uma festa que significa tudo para nós que somos mestre de folia. É muito importante para nós."

O professor da faculdade de comunicação da Universidade de Brasilia, UnB, Paulo José Cunha, relata que a origem de dar e receber presentes nasceu a partir da ação dos três Reis Magos que presentearam Jesus no Natal. Paulo José lamenta a falta de incentivo em relação a essas festas de cultura popular, como a Folia de Reis.

 

"Tem uma curiosidade interessante que a partir dos Reis Magos que surge a tradição de dar presentes, eles foram, digamos assim, os primeiros papais noéis, porque eles foram os Reis que levaram presentes para o menino Deus. Uma pena é que a cultura de massa, trazida sobretudo com o advento da televisão, tenha desmanchado, digamos assim, o hábito de se cultivarem essas tradições. Dificilmente, você vê um menino querendo participar desse tipo de festa porque não há qualquer tipo de incentivo."

 A Folia de Reis nasceu no sudoeste da Europa e é bastante popular em países como: Espanha, Portugal, França, Bélgica, Alemanha e Itália. No Brasil, a festa foi trazida pelos portugueses nas primeiras décadas após o descobrimento do País. A Folia de Reis é uma festa tradicional nas cidades do interior dos estados brasileiros, como: Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo.

Reportagem, Anderson Conrado

 

Hoje, às 19h30, na Praça São José, em Cassilândia, uma companhia de Folia de Reis vai se apresentar.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)