Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Famasul reúne cadeia leiteira e discute ações conjuntas

Famasul - 08 de dezembro de 2005 - 13:40

A pecuária de leite atravessa a pior crise dos últimos anos, devido o aumento de oferta, câmbio, baixo consumo e, em especial, os surgimentos de febre aftosa no sul do Estado.



Diante desse atribulado cenário a Comissão Estadual da Pecuária Leiteira se reuniu com as 27 instituições que compõe a Câmara Setorial do Leite, na última terça-feira (06-12-05), na Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) para discutir a crise do setor. Os principais assuntos discutidos foram o excedente do leite, mercado e endividamento dos produtos. A consultora da Casa Rural (Famasul, senar/Ms e Funar) e também coordenadora da Câmara Setorial do Leite, Adriana Mascarenhas, afirma que a cadeia leiteira não está mais suportando o descontrole do setor e afirma que a situação chegou no seu limite.



Existe hoje no Estado um excedente de aproximadamente 250 mil litros de leite/dia, que precisa com urgência ser exportado para outros Estados. O diretor-secretário da Famasul, Ademar Silva Junior, afirma que esse excedente está sendo pleiteado para a redução do valor da Pauta Fiscal interestadual que hoje é de R$ 0,65. “Esta pauta está inviabilizando a compra do leite por indústrias de outros Estados”, explica.



O mercado também está sofrendo conseqüências em relação ao preço que a dona de casa paga pelo produto final. Adriana explica que a Câmara está solicitando um apoio com mais empenho do Ministério Público para levantar os preços de venda das indústrias aos supermercados e os valores de comercialização. “O que se percebe é que tanto o setor produtivo, quanto o industrial reduziram suas margens de lucro e não percebemos essa redução no varejo”, conclui Mascarenhas. Outra medida tomada foi solicitar ao Banco do Brasil o volume contratado pelos produtores de leite com o objetivo de viabilizar uma renegociação das dívidas, devido ao aviltamento dos preços do leite ao produtor.



Outra ação que foi pautado e discutido durante a reunião é a ampliação do Programa de Segurança Alimentar para os demais municípios do Estado, hoje atende apenas aos municípios de Campo Grande e Dourados. A ampliação do Programa poderá contribuir para a redução do excedente, pois dobrará o volume de leite comprado pelo Governo, completa a consultora.

Autor:
Fernanda Barros - Assessora da Famasul

SIGA-NOS NO Google News