Cassilândia, Terça-feira, 20 de Novembro de 2018

Últimas Notícias

15/10/2018 11:35

“Educação liberta o homem das grades da ignorância”

Professora Doutora Rosemeire Farias (*)
Professora Doutora Rosemeire Farias (Foto: Arquivo Pessoal)Professora Doutora Rosemeire Farias (Foto: Arquivo Pessoal)

15 de outubro, Dia do Professor, mais uma oportunidade em que paro e faço uma reflexão sobre a minha trajetória na Educação. Iniciei com 19 anos em sala de aula, menina e com um futuro pela frente. Não imaginava quão árduo seria o caminho que percorreria, mas também quão prazeroso seria ter contato com inúmeras pessoas, de diferentes origens e diferentes culturas, aprendi com cada uma como ser melhor dia a dia. Errei muito e acertei muito no processo de construção da minha história como professora da Educação Básica, de Concursos, Graduação e Pós-graduação. Já completei 27 anos de docência, bem vividos.

A minha experiência me faz enxergar o mundo e as pessoas de forma diferente hoje, não olho mais com aquele olhar romântico e colorido. Todavia, embora esteja decepcionada com os episódios que tenho visto na sociedade, ainda prefiro acreditar na humanidade e na bondade dos corações humanos.

Minha bandeira é e sempre será a Educação, porque acredito que somente ela pode abrir as portas de um mundo melhor, porque trabalha com a essência do ser humano e atua na transformação desse ser, fazendo-o se perceber como um sujeito dono de sua vida e capaz de fazer história.

Como professora, sofro com as infinitas críticas que o professor recebe, como se ele sozinho fosse o responsável pela atual situação da Educação neste País. Nós lutamos contra a falta de valorização das autoridades e da sociedade, lutamos contra a falta de recursos e condições de trabalho, lutamos contra o desânimo de muitos que não querem aprender, fazemos de tudo, somos: amigos, psicólogos, assistentes sociais, médicos, artistas circenses e malabaristas, mágicos, e quando sobra um tempinho somos educadores e ensinamos, levamos o aluno a entender o saber produzido pela humanidade, para inseri-lo no mundo mágico do conhecimento. Lidamos com a indisciplina e precisamos entender o porquê de o aluno não querer estudar, colocamo-nos no lugar desse aluno, e, dessa forma, aprendemos também.

Fazemos tudo isso e, muitas vezes, não somos reconhecidos, mas, ainda bem que o maior reconhecimento vem da boca do nosso aluno, que, mesmo não concordando com você diz: “Prof.a, não concordo com esse seu posicionamento, mas EU TE AMO mesmo assim”. Ouvir isso de um aluno me fez chorar e perceber que se ele não concorda comigo é porque, de alguma forma, despeitei nele o senso crítico, ele discorda de sua mestra, porque eu o ensinei a questionar e a defender o que pensa. Assim, sinto-me realizada por fazer a minha parte e contribuir para a formação e o crescimento de muitas pessoas, continuarei a minha luta, porque acredito que a “Educação liberta o homem das grades da ignorância”. “Educação é amor”.

Parabéns a todos os meus colegas, sigamos firmes, pois a Educação precisa de nós!

(*) Professora Dra. Rosemeire Farias
Graduada em Pedagogia, Letras e Direito, Mestra em Linguística e Doutora em Educação.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 19 de Novembro de 2018
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
Domingo, 18 de Novembro de 2018
09:05
Cassilândia
Sábado, 17 de Novembro de 2018
09:00
Santo do dia
06:25
Cassilândia/Paranaiba
Sexta, 16 de Novembro de 2018
22:20
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)