Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Confirmados três focos de ferrugem asiática em Chapadão

28 de novembro de 2005 - 14:07

O município de Chapadão do Sul, no nordeste do Estado, já contabiliza três focos de ferrugem asiática nas culturas de soja. A informação foi divulgada hoje pelo engenheiro Germison Tomquelski, da Fundação Chapadão, ao comentar que o aparecimento da doença se deu de forma antecipada devido ao alto índice pluviométrico registrado na região durante a última semana. “O primeiro foco neste ano foi identificado no dia 24 de novembro, enquanto que, em 2004, a presença da doença só foi confirmada no dia 18 de dezembro”, adiantou. Situação semelhante ocorreu em Dourados, que já anunciou a presença da ferrugem em lavouras da região na semana passada.

Os dados sobre os focos já foram repassados ao Sistema de Alerta da Embrapa Soja – em parceria com o Consórcio Anti-ferrugem. Embora laboratórios especializados em agricultura divulguem a existência de novas ferramentas para a detecção e o combate à ferrugem asiática, Tomquelski ressalta que é necessária atenção redobrada aos produtores. “Os agricultores precisam realizar monitoramentos semanais, e estarem prontos para o combate à doença”, destacou. A Fundação Chapadão já recebe amostras de produtores associados, que seguem o programa de monitoramento da instituição.

Ainda conforme o engenheiro, a situação se encontra sob controle em Chapadão do Sul. Assim como em 2004, boa parte dos produtores já possui soja em estoque, aguardando o momento de comercializar, o que evitará maiores danos à safra 2005/2006, acredita Tomquelski. Com informações do Campo Grande News.

SIGA-NOS NO Google News