Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

28/11/2005 14:07

Confirmados três focos de ferrugem asiática em Chapadão

O município de Chapadão do Sul, no nordeste do Estado, já contabiliza três focos de ferrugem asiática nas culturas de soja. A informação foi divulgada hoje pelo engenheiro Germison Tomquelski, da Fundação Chapadão, ao comentar que o aparecimento da doença se deu de forma antecipada devido ao alto índice pluviométrico registrado na região durante a última semana. “O primeiro foco neste ano foi identificado no dia 24 de novembro, enquanto que, em 2004, a presença da doença só foi confirmada no dia 18 de dezembro”, adiantou. Situação semelhante ocorreu em Dourados, que já anunciou a presença da ferrugem em lavouras da região na semana passada.

Os dados sobre os focos já foram repassados ao Sistema de Alerta da Embrapa Soja – em parceria com o Consórcio Anti-ferrugem. Embora laboratórios especializados em agricultura divulguem a existência de novas ferramentas para a detecção e o combate à ferrugem asiática, Tomquelski ressalta que é necessária atenção redobrada aos produtores. “Os agricultores precisam realizar monitoramentos semanais, e estarem prontos para o combate à doença”, destacou. A Fundação Chapadão já recebe amostras de produtores associados, que seguem o programa de monitoramento da instituição.

Ainda conforme o engenheiro, a situação se encontra sob controle em Chapadão do Sul. Assim como em 2004, boa parte dos produtores já possui soja em estoque, aguardando o momento de comercializar, o que evitará maiores danos à safra 2005/2006, acredita Tomquelski. Com informações do Campo Grande News.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)