Cassilândia, Sexta-feira, 25 de Maio de 2018

Últimas Notícias

28/11/2005 14:07

Confirmados três focos de ferrugem asiática em Chapadão

O município de Chapadão do Sul, no nordeste do Estado, já contabiliza três focos de ferrugem asiática nas culturas de soja. A informação foi divulgada hoje pelo engenheiro Germison Tomquelski, da Fundação Chapadão, ao comentar que o aparecimento da doença se deu de forma antecipada devido ao alto índice pluviométrico registrado na região durante a última semana. “O primeiro foco neste ano foi identificado no dia 24 de novembro, enquanto que, em 2004, a presença da doença só foi confirmada no dia 18 de dezembro”, adiantou. Situação semelhante ocorreu em Dourados, que já anunciou a presença da ferrugem em lavouras da região na semana passada.

Os dados sobre os focos já foram repassados ao Sistema de Alerta da Embrapa Soja – em parceria com o Consórcio Anti-ferrugem. Embora laboratórios especializados em agricultura divulguem a existência de novas ferramentas para a detecção e o combate à ferrugem asiática, Tomquelski ressalta que é necessária atenção redobrada aos produtores. “Os agricultores precisam realizar monitoramentos semanais, e estarem prontos para o combate à doença”, destacou. A Fundação Chapadão já recebe amostras de produtores associados, que seguem o programa de monitoramento da instituição.

Ainda conforme o engenheiro, a situação se encontra sob controle em Chapadão do Sul. Assim como em 2004, boa parte dos produtores já possui soja em estoque, aguardando o momento de comercializar, o que evitará maiores danos à safra 2005/2006, acredita Tomquelski. Com informações do Campo Grande News.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 25 de Maio de 2018
Quinta, 24 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Quarta, 23 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)